A princípio, é válido destacar a carência de discussões acerca da importância do registro civil. Conforme explica Karl Marx, em sua teoria do “Silenciamento dos Discursos”, alguns temas são omitidos na sociedade a fim de se ocultar as mazelas sociais. Sob essa perspectiva, a visão do autor pode ser aplicada quando a invisibilidade pela falta de documentos, por quanto o assunto é pouco debatido na mídia, impedindo que as pessoas saibam de como isso compromete a sua cidadania, e, dessa forma, contribui para continuidade desse cenário no Brasil.
Ademais, a má distribuição regional dos pontos que fazem o registro civil é um dos motivadores desse impasse. De acordo com o Artigo III da Constituição Federal de 1988, um dos objetivos da República Federativa do Brasil é erradicar a desigualdade regional, porém, nota-se que este plano não é concretizado, visto que a população - principalmente que vive próxima a zonas rurais - encontra obstáculos devido a distância entre os locais que realizam a identificação, e sua residência. Desse modo, caso medidas não sejam tomadas, a problemática poderá ser agravada no meio social.
Portanto, faz-se necessário ações para viabilizar a documentação básica. Para tanto, o Governo Federal, cuja função é manter a harmonia social, por meio da mídia, deve promover propagandas - disponibilizadas tanto nas redes sociais, como também em canais abertos - que discutam a importância dos documentos, a fim de dar maior destaque ao assunto e conscientizar a sociedade. Além disso, cabe ao Ministério da Cidadania, realizar campanhas nacionais de fornecimento de documentos básicos, para que esses cidadãos invisíveis passem a usufruir dos seus direitos. Feito isso, a realidade brasileira destoará da Grécia Antiga.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.