A Jovem Guarda surgiu na década de 1960, liderada pelos cantores Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa. Foi um movimento que representou uma ruptura com a música tradicional da época, trazendo um estilo mais jovem e influenciado pelo rock internacional. Por meio de suas canções alegres e dançantes, a Jovem Guarda trouxe uma estética mais próxima dos anseios da juventude da época, conseguindo, assim, conquistar um público expressivo.
Além do impacto cultural, a Jovem Guarda teve relevância política ao representar um momento de abertura e liberdade na sociedade brasileira. Durante a ditadura militar, o movimento enfrentou censura, mas suas músicas, letras e atitude rebelde foram importantes para expressar o desejo dos jovens por autonomia, escapismo e uma forma de resistência ao autoritarismo imposto pelo regime.
A Tropicália, por sua vez, surgiu no final da década de 1960 e foi liderada por artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa e Tom Zé. Foi um movimento musical e cultural que abraçou uma variedade de influências, como o rock, a bossa nova, o samba, a música erudita e a cultura popular. A Tropicália propôs uma visão mais plural e vanguardista da cultura brasileira, mesclando elementos tradicionais com inovações estéticas.
Politicamente, a Tropicália se posicionou como um movimento de contracultura, criticando o regime militar e seus valores conservadores. Suas canções tinham letras contestadoras e subversivas, que abordavam temáticas sociais e políticas, além de fazer críticas à censura e à opressão cultural. A Tropicália desafiou as convenções estabelecidas, questionou a identidade nacional e abriu espaço para a experimentação artística, quebrando paradigmas e influenciando gerações futuras.
Tanto a Jovem Guarda quanto a Tropicália foram importantes na história política e cultural do Brasil. A Jovem Guarda representou uma nova visão de juventude e de comportamento, enquanto a Tropicália trouxe uma posição de resistência política e inovação artística. Ambos os movimentos abriram caminho para a liberdade de expressão e influenciaram profundamente a música brasileira, deixando um legado duradouro na cultura e na política do país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada