Diante desse panorama, é válido ressaltar o posicionamento governamental indiligente como o principal propulsor do impasse. Isso ocorre porque, segundo a filósofa Lilia Schwatecz, a sociedade é vivente de uma política de eufemismos, isto é, representantes políticos que tendem a caracterizar os problemas sociais, por mais graves e amplos que sejam, como irrelevantes. Nesse mesmo viés, ao analisar o contexto brasileiro de insegurança alimentar, é percebido que essa incúria do Estado gera lacunas no bem-estar popular, uma vez que ela se manifesta em desafios aos cidadãos _ em especial os marginalizados, como pobres e negros _, dos quais a falta de apoio à agricultura familiar, os altos preços comerciais e a má distribuição alimentar são exemplos. Dessa forma, é evidenciada a necessidade de uma intervenção em combate à perpetuação desse caráter negligente.
Por conseguinte desse cenário eufemista exposto, o exercício de uma vida plena, sob seus direitos inalienáveis, é restrito das vítimas dessa questão alimentícia, limitando-o à teoria. Tal fato decorre de que, ainda que garantido na Constituição Federal de 1988, em seu artigo 5º, o princípio da isonomia, que defende a igualdade de todos diante da lei e a obrigação do cumprimento de suas necessidades comuns, não é efetivamente aplicado na prática. Essa inconstitucionalidade é explicada a exemplo de que, por serem privados de um hábito imprescindível para o bom funcionamento do corpo e mente _ a alimentação adequada _, os afetados sofrem com uma deficitária capacidade cognitiva e uma frágil higidez. Nesse sentido, ao comprometer diretamente pilares essenciais na vida cidadã, por exemplo, o acadêmico e o laboral, urgem-se medidas visando superar a problemática.
Portanto, o Ministério Público e o da Economia, órgãos responsabilizados capazes de agir contra dificuldades que envolvam a população e a questão financeira, devem desenvolver um programa de disponibilização de cestas básicas, com base na demanda dos esfomeados. O projeto será realizado por meio da verba disponibilizada pelo agente para montagem desse benefício, a fim de cumprir praticamente a lei máxima nacional, criando cidadãos "menos bichos", ou seja, distantes do que visto por Bandeira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.