Avatar do usuário
Por rebeccafroio
Quantidade de postagens
#119733
A animação infantil "Wall-E" retrata a Terra no ano de 2085, a qual se mostra inabitada pela espécie humana devido ao acúmulo de lixo, resultado de décadas de consumismo em massa de produtos não degradáveis. Em comparação com a atual realidade, pode-se dizer que o mundo caminha para tal, e o Brasil, em específico, contribui significativamente com a produção, acúmulo e descarte inadequado de resíduos sólidos, afetando diretamente o meio ambiente, contaminando solos, poluindo mares, entre outros.

O consumismo exacerbado foi amplamente divulgado e estimulado pelos Estados Unidos após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918), com o "American Way of Life", o qual fundamentava o consumo no país ao vincular o bem-estar das pessoas ao seu poder de compra. Por ser a maior potência na época, esse estilo de vida tornou-se meta para muitos, inclusive para os brasileiros. Contudo, o inconsequente fomento norte-americano ao consumo acarretou uma avalanche de descarte de lixo inadequado ou insuficiente, que hoje luta-se para ser freada.

De acordo com uma análise feita pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o Brasil produz lixo como os países de primeiro mundo, porém seu descarte se assemelha às nações em que o PIB per capita não ultrapassa 1000 dólares ao ano. Somado a isso, dos 387 quilos de lixo produzidos em média por habitante por ano, somente 3% é reciclado, revelando o descaso com o descarte adequado por parte da sociedade e das autoridades, visto que a cada 10 municípios brasileiros, apenas 2 apresentam programa de coleta seletiva.

Portanto, o excesso de lixo e seu descarte inadequado afetam diretamente o meio ambiente e, dessa forma, deve-se continuar na pauta para amplo debate a seu respeito, como vem sendo feito pelas conferências mundiais, como a Rio + 20. Todavia, não vale sua discussão se nada for feito, ou seja, cabe ao Ministério do Meio Ambiente, juntamente ao Ministério da Educação, a divulgação nas escolas e o estímulo à população ao cumprimento dos Princípios dos "3R": Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Ademais, seria válido o financiamento de pesquisas nas universidades brasileiras a fim de buscar amenizar os danos já causados pelo lixo ao meio ambiente. É necessário reverter a situação do descarte inadequado e da produção desenfreada de resíduos não degradáveis antes que a Terra do filme "Wall-E" se torne realidade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
68 Exibições
por mad15
1 Respostas 
98 Exibições
por Dabliuxis
1 Respostas 
730 Exibições
por tryxmiih
0 Respostas 
28 Exibições
por Luluzinha48
O uso do celular em excesso no ambiente escolar
por MFranca    - In: Outros temas
0 Respostas 
106 Exibições
por MFranca
Lixo têxtil: uma ameaça ao meio ambiente
por Chou    - In: Outros temas
2 Respostas 
145 Exibições
por Chou
1 Respostas 
181 Exibições
por lilith1
0 Respostas 
127 Exibições
por soffi
0 Respostas 
99 Exibições
por Silvagg15
0 Respostas 
71 Exibições
por MichelRooney

O romance filosófico "Utopia&q[…]

A sociedade brasileira, ao longo dos último[…]

Caiunao Felipe082 Poderiam da uma olhada por […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM