Em primeiro lugar, destaca-se o retardo do ensino superior no que se refere ao acelerado desenvolvimento digital. Sob esse viés, segundo o inventor da área de informática Steve Jobs, é a tecnologia que move e comanda o mundo. Nessa perspectiva, nota-se a necessidade do sistema de ensino superior atualizar, não só o conteúdo explicado em suas instituições, como também encontrar novas áreas de atuação e profissões que consigam atender às novas demandas do mercado tecnológico. Sendo assim, é indispensável combater a falha no processo educacional das universidades brasileiras.
Ademais, verifica-se o aumento de desempregados como resultante do óbice. Por esse ângulo, conforme a Constituição Federal, toda pessoa tem direito ao trabalho, a livre escolha do emprego e à proteção contra o desemprego. No entanto, ao se averiguar o contexto nacional, vê-se uma lacuna entre a teoria e a prática, uma vez que os estudantes universitários, ao encerrarem seu curso de graduação, não tem nenhum tipo de garantia da instituição de estudo ou do Estado, de ofício e de oportunidades nos setores de trabalho pretendidos. Logo, são necessárias medidas urgentes para atenuar a questão.
Infere-se, portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pelo tema. Para isso, é primordial que o Ministério da Educação, cuja função é promover o ensino de qualidade no país, renove a grade de ensino dos cursos de graduação atrasados e coloque novos cursos destinados para o mercado tecnológico, por meio de uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesse sentido, o intuito de tal medida é resolver o atraso das universidades acerca do progresso digital, preparando os estudantes para o atual mercado, aumentando consideravelmente as oportunidades de trabalho e, como efeito, diminuindo a quantidade de desempregados da nação. Desse modo, a construção da primeira universidade brasileira não terá sido sem propósito.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.