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Por LanaSa
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#114159
De acordo com o Institudi Brasileito de Geofrafia e Estatistica (IBGE), cerca de 1,3 milhão de jovens entre 15 e 17 anos, abandonaram os estudos em 2020. Trata-se de um fenômeno muito preocupante, pois de acordo com a Constituição Federal, art. 205, a educação é um direito fundamental e um caminho para a transformação da sociedade e desenvolvimento do pais.

Muitas vezes, os estudantes não encontram um ambiente propicio ao aprendizado e acabam nçao conseguindo acompanhar as aulas. Por isso é fundamental que o Estado invista em infraestrutura, equipamentos, formação e capacitação de profissionais da educação, para que a escola possa oferecer um ensino de qualidade e despertar dessa forma o interesse dos alunos.

Existem outros motivos para a evasão escolar no Brasil, como a distâncias das escolas no meio rural, condições socioeconômicas precárias, falta de envolvimento dos familiares no processo educativo, falta de estimulo para a permanência dos estudantes nas escolas ou até mesmo por estarem expostos à um ambinte de violência, com preconceitos e bullyng.

Em sintaxe, a evasão escolar brasileira é um problema complexo, que exige medidas integradas e comprometidas de diferentes atores da sociedade. É preciso investir na qualidade do ensino, promover e incentivar a participação dos familiares, implementar políticas que ampliem o acesso à educação e incentivem a permanência dos estudantes nas escolas, além de trabalhar na inclusão social, combate a violência e promover a conscientização da sociedade como um todo na luta pela educação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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Por Samara102006
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#114165
oiiê, vou pontuar brevemente coisas que observei em sua redaçao, sinta-se a vontade para discordar :') 💛

- 1° : A sua introdução por mais que contenha um repertório pertinente, não introduz de fato ao tema. Você não explica o motivo por esse fenômeno ser preocupante, só acrescenta mais um repertório

- 2° : Senti falta de repertórios no D1 e no D2, além de precisar ter uma argumentação mais clara.

- 3° : Na conclusão você não específica o agente, quem irá investir na qualidade de ensino?.

Dicas :

- Estude mais sobre o formato dissertativo argumentativo e suas competências

- Procure entender melhor sobre: Tópico Frasal, Tese e funcionalidade do repertório no texto

- Estude sobre como desenvolver melhor a sua conclusão.

- Organize suas ideias antes de começar a escrever, para que certos parágrafos não fiquem sufocados de repertórios enquanto em outros não tem nenhum.

- Leia redações e pratique bastante

💜
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Por LanaSa
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#114171
@Samara102006, relendo minha redação, faz todo sentido todos os pontos que você levantou, concordo com todos eles.
Estou a muito tempo sem escrever e com certeza vou seguir suas sugestões. Muitíssimo obrigada.
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Por Samara102006
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#114206
Fico feliz por ter ajudado, com esforço chegamos lá :)
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