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Por Takimano
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"A tecnologia é uma faca de dois gumes: pode ser utilizada para o bem ou para o mal." (Jaron Lanier)

Nos dias de hoje, é impossível negar a presença das novas tecnologias em nosso cotidiano, especialmente no que diz respeito às crianças. Por um lado, elas oferecem diversas possibilidades de aprendizado e entretenimento, mas por outro, há riscos que precisam ser levados em consideração.

Em relação aos benefícios, é inegável que as novas tecnologias podem ser excelentes ferramentas para o aprendizado infantil. Jogos educativos, plataformas de ensino a distância e aplicativos voltados para o desenvolvimento cognitivo são apenas alguns exemplos de como a tecnologia pode ser usada para estimular a criatividade e a curiosidade das crianças.

No entanto, é preciso estar atento aos riscos associados ao uso excessivo e inadequado dessas tecnologias. O uso prolongado de dispositivos eletrônicos pode levar a problemas como sedentarismo, obesidade e problemas de visão. Além disso, o acesso a conteúdos inadequados e o risco de exposição a predadores virtuais são outros fatores que precisam ser considerados.

Portanto, é fundamental que os pais e responsáveis estejam conscientes dos riscos e benefícios do uso das novas tecnologias pelas crianças e adotem medidas que garantam a segurança e o bem-estar dos pequenos. É importante limitar o tempo de uso, escolher conteúdos adequados à idade e monitorar a navegação na internet.

Além disso, as escolas e instituições de ensino devem investir em programas de educação digital que ensinem as crianças a utilizar as tecnologias de forma segura e responsável. O papel do Estado também é importante, por meio de políticas públicas que promovam a inclusão digital e garantam o acesso seguro e democrático das crianças às novas tecnologias.

Em suma, é preciso lembrar que as novas tecnologias podem ser grandes aliadas no desenvolvimento infantil, desde que sejam utilizadas de forma consciente e responsável. Como afirma Jaron Lanier, é importante lembrar que a tecnologia pode ser tanto uma ferramenta positiva quanto negativa, e cabe a nós decidir como usá-la.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Rayelli
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#114055
@Takimano Não sou especialista em correção,mas a ordem dos parágrafos dificultou na hora da leitura!
Seria bom também se você tivesse apresentado algum repertório .
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