Percebe-se na atual conjuntura social brasileira a prática de silenciamento dos discursos e banalização do mal. Para o sociólogo Karl Marx, algumas situações são silenciadas com o intuito de esconder suas consequências, ou seja, problemas corriqueiros de uma nação, por exemplo, são omitidos a fim de que não seja dada a devida atenção ao tema. Como consequência, esse mal é banalizado, de forma semelhante ao pensamento da filósofa alemã Hannah Arendt em sua obra “Banalidade do mal”.
Ademais, é importante evidenciar como a não garantia à cidadania pela administração do país afeta negativamente os não pertencentes ao corpo cívico da nação. Sob a perspectiva recente, durante a pandemia do Covid-19, aqueles sem registro civil não conseguiram a vacinação ou o auxílio emergencial de R$600,00. Também é muito válido mencionar todos os outros direitos como: alimentação, saúde, saneamento básico, educação, liberdade, igualdade, que assim como a cidadania, devem ser garantidos pelo Estado, não obstante, não ocorre na prática. Dessa forma, assim como o exposto no livro de Gilberto Dimenstein “O cidadão de papel”, a elaboração da Carta Magna é correta, contudo, não efetivada.
Portanto, faz-se necessária uma intervenção com o intuito de corrigir o atual cenário. Para isso, o Governo Federal deverá, por meio de uma ação conjunta entre o IBGE e o CRAS, identificar as regiões onde há os maiores índices da incidência da falta de registro, e convidar essas pessoas a fazê-lo, explicando os benefícios dessa ação às pessoas. Por fim, o Ministério das Comunicações deve organizar publicidades a fim de ainda mais esses sujeitos, paralelamente a campanha da UNICEF de 2006, em parceria com a Rede Globo, pela conscientização sobre a importância do registro civil. Somente assim os invisíveis, ou cidadãos de papel, não ocorrerão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada