Avatar do usuário
Por Pimba
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#114003
No livro “Vidas secas”, de Graciliano Ramos, é retratada a história de Fabiano e seus filhos, retirantes que passam bastantes dificuldades, em especial em relação ao acesso a direitos básicos garantidos pela Constituição. Ao longo da trama, os filhos são apenas chamados de “mais velho” e “mais novo”, denominação que sugere a falta de registro civil. Analogamente ao apresentado na obra literária, a realidade brasileira apresenta condições semelhantes, por isso, faz-se necessária uma análise ao tema sob duas óticas: a normalização de mazelas sociais, como os “invisíveis” ao Estado e as consequências provenientes da não garantia ao acesso à cidadania.

Percebe-se na atual conjuntura social brasileira a prática de silenciamento dos discursos e banalização do mal. Para o sociólogo Karl Marx, algumas situações são silenciadas com o intuito de esconder suas consequências, ou seja, problemas corriqueiros de uma nação, por exemplo, são omitidos a fim de que não seja dada a devida atenção ao tema. Como consequência, esse mal é banalizado, de forma semelhante ao pensamento da filósofa alemã Hannah Arendt em sua obra “Banalidade do mal”.

Ademais, é importante evidenciar como a não garantia à cidadania pela administração do país afeta negativamente os não pertencentes ao corpo cívico da nação. Sob a perspectiva recente, durante a pandemia do Covid-19, aqueles sem registro civil não conseguiram a vacinação ou o auxílio emergencial de R$600,00. Também é muito válido mencionar todos os outros direitos como: alimentação, saúde, saneamento básico, educação, liberdade, igualdade, que assim como a cidadania, devem ser garantidos pelo Estado, não obstante, não ocorre na prática. Dessa forma, assim como o exposto no livro de Gilberto Dimenstein “O cidadão de papel”, a elaboração da Carta Magna é correta, contudo, não efetivada.

Portanto, faz-se necessária uma intervenção com o intuito de corrigir o atual cenário. Para isso, o Governo Federal deverá, por meio de uma ação conjunta entre o IBGE e o CRAS, identificar as regiões onde há os maiores índices da incidência da falta de registro, e convidar essas pessoas a fazê-lo, explicando os benefícios dessa ação às pessoas. Por fim, o Ministério das Comunicações deve organizar publicidades a fim de ainda mais esses sujeitos, paralelamente a campanha da UNICEF de 2006, em parceria com a Rede Globo, pela conscientização sobre a importância do registro civil. Somente assim os invisíveis, ou cidadãos de papel, não ocorrerão.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
257 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
60 Exibições
por meborges
0 Respostas 
83 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
218 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
205 Exibições
por Mariana06
3 Respostas 
137 Exibições
por Pxvesq
1 Respostas 
200 Exibições
por mundodesoph

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM