É primordial ressaltar que, a pressão do sistema educacional afeta a saúde mental dos alunos. Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país que apresenta maior índice de depressão e ansiedade da América Latina, entre esses cidadãos estão os estudantes. No entanto, ao analisar o contexto atual, mostra que as escolas estão cada vez mais sobrecarregando os estudantes, podendo desencadear problemas psicológicos. Dessa forma, percebe-se que de diminuir e amenizar o peso em cada aluno.
Em segundo plano é importante destacar a escassez de profissionais nas escolas, para suprir as necessidades dos estudantes. Com base na lei instituída em 2019, determina que o Poder Público assegure atendimento psicológico e socioassistencial aos estudantes de rede pública. Contudo, é preciso admitir que boa parte das instituições educacionais não apresentam profissionais especializados nessa área, assim, deixando um ambiente escasso de ajuda para com os discentes.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham melhorar a saúde mental nas escolas públicas. Dessa maneira, cabe ao poder público e o Ministério da Educação (MEC), colocar a lei em prática, promover palestras nas escolas com profissionais, a fim de que os alunos tenham maior apoio e ajuda. Somente assim as crises enfrentadas pelos estudantes irão diminuir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.