Avatar do usuário
Por Brendaprs1
Quantidade de postagens
#113650
De acordo com a Folha de Pernambuco, a Secretária da Saúde divulgou que 26 alunos da rede estadual apresentaram sintomas de ansiedade no último dia da semana de provas em 2022. Com base nessa notícia, mostra-se a realidade da saúde mental de muitos estudantes nas escolas públicas. Assim nota-se uma grande sobrecarga do sistema educacional nos discentes e a ausência de profissionais na instituições escolares.
É primordial ressaltar que, a pressão do sistema educacional afeta a saúde mental dos alunos. Conforme dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país que apresenta maior índice de depressão e ansiedade da América Latina, entre esses cidadãos estão os estudantes. No entanto, ao analisar o contexto atual, mostra que as escolas estão cada vez mais sobrecarregando os estudantes, podendo desencadear problemas psicológicos. Dessa forma, percebe-se que de diminuir e amenizar o peso em cada aluno.
Em segundo plano é importante destacar a escassez de profissionais nas escolas, para suprir as necessidades dos estudantes. Com base na lei instituída em 2019, determina que o Poder Público assegure atendimento psicológico e socioassistencial aos estudantes de rede pública. Contudo, é preciso admitir que boa parte das instituições educacionais não apresentam profissionais especializados nessa área, assim, deixando um ambiente escasso de ajuda para com os discentes.
Depreende-se, portanto, a adoção de medidas que venham melhorar a saúde mental nas escolas públicas. Dessa maneira, cabe ao poder público e o Ministério da Educação (MEC), colocar a lei em prática, promover palestras nas escolas com profissionais, a fim de que os alunos tenham maior apoio e ajuda. Somente assim as crises enfrentadas pelos estudantes irão diminuir.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Saúde mental nas escolas públicas
por FlorDeRub1    - In: Outros temas
2 Respostas 
41805 Exibições
por Toscano
I) Saúde mental nas escolas públicas
por FlorDeRub1    - In: Outros temas
1 Respostas 
2592 Exibições
por FlorDeRub1
Saúde mental nas escolas publicas.
por israel17    - In: Outros temas
1 Respostas 
2443 Exibições
por Enollaa
Saúde mental nas escolas públicas do Brasil
por Pedriinzx    - In: Outros temas
0 Respostas 
1873 Exibições
por Pedriinzx
Saúde mental nas escolas públicas
por zackin    - In: Outros temas
0 Respostas 
1357 Exibições
por zackin
Saúde mental nas escolas públicas
por Tec    - In: Outros temas
1 Respostas 
915 Exibições
por Tec
Saúde mental nas escolas públicas
por tomex    - In: Outros temas
0 Respostas 
747 Exibições
por tomex
Saúde mental nas escolas públicas
por tomex    - In: Outros temas
0 Respostas 
652 Exibições
por tomex
Saúde Mental nas Escolas Públicas
por Tatianesannt    - In: Outros temas
4 Respostas 
1277 Exibições
por neres
3 Respostas 
1409 Exibições
por eliabejonata
Ingualdade entre as pessoas

Segundo a premissa do artigo quinto da constitui&c[…]

Apesar de já termos passado pelo perí[…]

Tema Redação ENEM 2023

Samara102006 Mylike JoaoPedro72 Drpdc […]

O estigma associado ao vírus HIV é u[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM