Inicialmente, é importante ressaltar que a pressão faz parte da vida da maioria dos alunos. Tornando-se mais intensa principalmente em provas finais, em vestibulares ou ENEM, a pressão conciliada a volta pós pandemia, deixou os estudantes ansiosos e cobrando muito mais de si mesmos, em busca de validação da escola, família e sociedade,assim,os discentes sacrificam sua sanidade mental em busca de notas perfeitas pela crescente exigência de conquistas futuras como uma boa universidade e carreira, atitude essa que vai ao encontro do pensamento do filósofo Jiddu Krishnamurti "Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente".
Por outro lado, a violência dentro das instituições afeta tanto os alunos quanto os professores. Em relação aos estudantes, casos de bullying são os mais comuns e podem atingi -los de forma a cometerem loucuras, como nos casos de tiroteios nas escolas. Já os professores, por não receberem orientações de como lidar, tendem a não notar que são vítimas da violência escolar, por serem em sua maioria insultos de cunho moral ou verbal, os mesmos acham que não correm riscos diante das situações e as ignoram, o que pode gerar danos psicológicos na sua sanidade.
Diante dos fatos mencionados, é de suma importância que a regência do nosso país com a Secretária de Saúde e Educação atue investindo em psicólogos que poderão estar a disposição dos discentes e docentes nas escolas. Além disso financie campanhas, que conscientizem as pessoas sobre a violência escolar e o que ela pode causar, e eventos que façam com que os indivíduos se conheçam e passem a abominar comportamentos violentos entre si, com o propósito de diminuir os casos de transtornos psicológicos,e assim, alcançar a saúde mental nas escolas públicas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.