Primariamente, é pertinente notar que a irresponsabilidade do Estado ao não acolher ativamente as necessidades que afetam diretamente a vida dessas minorias e indiretamente dos outros cidadãos, como a conservação do meio ambiente, leva a perdurar a desvalorização desses grupos no país. De acordo com a legislação, somente cerca de vinte e oito comunidades são reconhecidas, embora exista uma variedade de outras que são vistas como ocultas diante do Estado. Dessa maneira, é visível o negligenciamento na identificação e, com isso, na manutenção dos direitos e na preservação das raízes.
Ademais, a falta de conhecimento profundo acerca das comunidades nativas e sua importância para a conservação ambiental, por parte dos cidadãos brasileiros os fazem despreocupados quanto aos direitos destes. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o homem é o lobo do homem. Sob essa ótica, o fato das pessoas não se preocuparem com o bem social, principalmente com aqueles de onde vem sua cultura, o faz alheio a situações que prejudica sua própria espécie.
Portanto, a observar o cenário exposto, atitudes devem ser tomadas para sanar o descaso que a escassez de comprometimento com os povos tradicionais causa. A fim de que esses cidadãos sejam vistos com importância e tenham suas raízes e direitos assegurados e respeitados, é dever do Ministério da Cidadania, por intermédio de verbas orçamentárias, organizar cartilhas e palestras sobre a história dos povos nativos e incentivar aprofundamento no assunto.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.