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Por Flicker2307
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Na atualidade o país se encontra miscigenado, consequência do passado a levar em conta a chegada dos portugueses ao Brasil, que inseriram sua cultura nos nativos de diversas tribos e conquistaram as terras. Apesar disso, marcas da essência nativa ainda é percebida em comunidades tradicionais, mas que para grande parcela do povo essa população encontra-se invisível, devido a falta de informações a respeito deles. Sendo assim, a integridade da cultura e a relevância dos povos tradicionais, em território brasileiro, está ameaçada, o que indica ser um impasse, que necessita ser refletido e enfrentado pelo Estado e pela sociedade civil.

Primariamente, é pertinente notar que a irresponsabilidade do Estado ao não acolher ativamente as necessidades que afetam diretamente a vida dessas minorias e indiretamente dos outros cidadãos, como a conservação do meio ambiente, leva a perdurar a desvalorização desses grupos no país. De acordo com a legislação, somente cerca de vinte e oito comunidades são reconhecidas, embora exista uma variedade de outras que são vistas como ocultas diante do Estado. Dessa maneira, é visível o negligenciamento na identificação e, com isso, na manutenção dos direitos e na preservação das raízes.

Ademais, a falta de conhecimento profundo acerca das comunidades nativas e sua importância para a conservação ambiental, por parte dos cidadãos brasileiros os fazem despreocupados quanto aos direitos destes. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o homem é o lobo do homem. Sob essa ótica, o fato das pessoas não se preocuparem com o bem social, principalmente com aqueles de onde vem sua cultura, o faz alheio a situações que prejudica sua própria espécie.

Portanto, a observar o cenário exposto, atitudes devem ser tomadas para sanar o descaso que a escassez de comprometimento com os povos tradicionais causa. A fim de que esses cidadãos sejam vistos com importância e tenham suas raízes e direitos assegurados e respeitados, é dever do Ministério da Cidadania, por intermédio de verbas orçamentárias, organizar cartilhas e palestras sobre a história dos povos nativos e incentivar aprofundamento no assunto.

Assinado por Flicker2307
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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