Avatar do usuário
Por sbluiza
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113060
O filme estadunidense "Crepúsculo: Lua nova”, gira em torno de um romance entre uma garota chamada Bella Swan e um vampiro chamado Edward, ao longo do filme, Bella desenvolve depressão, passando a ser um dos focos da trama. Fora da ficção, pode-se observar muitos brasileiros sofrendo de doenças mentais, como a protagonista do filme. E, infelizmente, no Brasil, as pessoas que compõem o grupo de doentes mentais, sofrem diariamente com o preconceito. Nesse contexto, é possível concluir que esse estigma é um desafio diariamente enfrentado no país o qual ocorre, devido à negligência do Estado e ao descaso da sociedade.
Dessa forma, em primeiro plano, nota-se como o desleixo governamental é um dos motivos da resistência do estereótipo associado aos doentes mentais no Brasil. Isso pode ser comprovado a partir do pensamento do filósofo italiano Nicolau Maquiavel de que o principal objetivo dos governantes é a manutenção do poder – e não a promoção do bem comum. A reflexão do pensador está presente no problema de forma em que medidas a respeito de tal situação não garantiriam uma quantidade significativa a mais de votos, porque doentes mentais não representam uma quantidade expressiva de eleitores. Consequentemente, poucas ações em relação ao cenário são tomadas, pois, uma melhoria conseguiria manter tais políticos em seus cargos, confirmado a fala de Maquiavel.
Além disso, o descaso da sociedade também é um dos responsáveis pela perpetuação do preconceito com doentes mentais. Comprova-se isso, a partir da análise da teoria da Banalidade do Mal, criada pela filósofa alemã Hannah Arendt, onde ela diz que a sociedade se cala perante determinados problemas sociais, o que acaba por naturalizá-los. No contexto do problema em discussão, vê-se que as pessoas não falam ou demonstram repulsa à forma em que doentes mentais são segregados. Devido a isso, a situação se torna normalizada e banalizada na sociedade, conforme a Arendt afirmou.
Para que o estigma associado aos doentes mentais sofra uma redução no Brasil, é necessário que o governo federal organize, por meio do Ministério da Saúde em parceria com o Ministério da Educação, palestras em escolas públicas e privadas, com psicólogos e psiquiatras. Nas palestras seria explicado que doenças mentais precisam de tratamento, não podem ser ignoradas e haveriam sugestões de mudanças no vocabulário, como parar de denominar “doido” uma pessoa com doença mental.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
85 Exibições
por Julia9989
0 Respostas 
67 Exibições
por millyne11
0 Respostas 
66 Exibições
por livibeatriz
0 Respostas 
62 Exibições
por AnaSh
0 Respostas 
26 Exibições
por AnaSh
0 Respostas 
48 Exibições
por Juxfd
0 Respostas 
48 Exibições
por Beatriz2918
0 Respostas 
50 Exibições
por Licia33
0 Respostas 
48 Exibições
por mariiaedua
0 Respostas 
49 Exibições
por Phhenri

Segundo Augusto Cury,psiquiatra e escritor brasile[…]

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM