Diante desse cenário, o Art.1 ° dos Direitos Humanos declara que toda população possui os mesmos direitos, independente de raça e classe social. Entretanto, percebe-se que na prática isso não é realizado, pois pessoas menos favorecidas são mais excluídas da sociedade. Consequentemente, poucos possuem a oportunidade de ter a sua documentos após alguns anos, visto que na infância não foi feito. Nesse contexto, como a nova lei tornou esse documento livre a pouco tempo, muitos nasceram sem essa documentação por não ter uma família privilegiada.
Além disso, uma série '' Sob Pressão '', da Rede Globo, relata os problemas vivenciados em hospitais públicos do país. Fora da ficção não é diferente, uma vez que o sistema de saúde gratuito é falho. Nesse sentido, muitas pessoas não conseguem realizar os seus partos em hospitais públicos, realizando em locais precários e sem informações sobre registros e cidadania. Desse modo, a precariedade dos hospitais e a negligência do Estado quanto a essa parcela da sociedade excluída faz com que as pessoas se tornem invisíveis.
Portanto, para garantir a cidadania no Brasil, faz-se necessário que o Governo, como instância máxima, ofereça ações em locais menos privilegiados para que as pessoas que não possuem certidão, podem obter o documento com uma maior facilidade. Ademais, o Ministério da Saúde deve tomar medidas de melhorias na rede hospitalar, como a construção de hospitais em locais de baixa renda, a fim de democratizar, ainda mais, o acesso à rede pública e fazer com que mais pessoas sejam consideradas cidadãs.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.