Em primeiro plano, cabe analisar a carência de informação sobre o revés, pois, como dito pela escritora Djamila Ribeiro, é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Dessa forma, faz-se urgente que a conscientização sobre a importância do registro civil seja divulgada, a fim de reduzir o número de pessoas afetadas pela ausência desse garantidor de cidadania e do pertencimento social.
Ademais, a negligência do Estado perante à não documentação de parcela significativa da população se caracteriza como um impulsionador do problema. Todavia, há uma conformidade coletiva com a pauta da inexistência oficial desse grupo, - em sua maioria composto por pessoas em vulnerabilidade social -, sujeitas ao preconceito e ao descaso, bem como ao desacesso à diversas oportunidades, por conta da exclusão civil.
Portanto, é de suma importância que ações sejam exercidas para solucionar o problema. Para tal, o Ministério da Cidadania deve promover uma campanha de incentivo ao registro civil por meio dos veículos de comunicação (rádio, televisão e internet), com escopo de informar as pessoas que devem buscar esse direito, além de priorizarem fazer a Certidão de Nascimento das crianças ainda quando recém nascidas. Também, o poder Judiciário deve garabtir o acesso simples da obtenção do documento em questão a todos os indivíduos de forma equânime. Dessa maneira, será possível contornar o infortúnio da invisibilidade social por falta de registro civil no Brasil e evitar-se-á a banalização desse escândalo como descrito por Beauvoir.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 145
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 190
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 170
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 175
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.