Em primeiro lugar, é importante destacar que a constituição de 1988 torna, como direito gratuito, o registro de nascimento para cada indivíduo nascido em território nacional. Contudo, a lacuna na educação, óbice enfrentada a longo tempo pela sociedade brasileira, e inviabiliza a população de ter conhecimento a essa garantia fundamental para o sedimento de várias funções exercidas por um cidadão, entre elas a possibilidade de votar, a obtenção de uma carteira de trabalho e, principalmente, a certidão de nascimento, o documento primário. Dessa forma pensamento de Freire não possui validade no contexto brasileiro, uma vez que o estado peca na manutenção educacional para o saber sobre os direitos civis ao povo, em especial os mais pobres, os mais afetados.
Ademais, inexistência de meios para o cadastro populacional, como cartórios, acentua ainda mais o problema. Diante disso, uma pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) só na região nordeste do país mais de 800 mil pessoas não detém a certidão de nascimento, impossibilitando o reconhecimento civil desses indivíduos para as instituições públicas conto com isso mas o buraco no acesso à educação, essa situação se mantém persistente para nação.
Portanto medidas para a obtenção da cidadania pelos mais pobres devem ser tomadas, sendo de extrema importância que os direitos civis sejam levados aos milhões de brasileiros, inexistentes para o Estado. Para isso, o Governo, da União do Ministério da Educação com o Ministério da Cidadania, criar um projeto que vise construir escolas e cartórios em lugares afetados pela falta dessas instituições, ao mesmo tempo que se divulgue no âmbito escolar a importância da cidadania e suas funções, para que finalmente a população mais pobre consiga o reconhecimento de ser cidadão. Só assim, o Brasil irá diminuir essa problemática que enfrenta.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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