Mormente, urge analisar como a falta de educação sobre doença e saúde mental e a desinformação em cadeia reforçam o preconceito e prejudicam quem sobre com um transtorno mental. Embora o Brasil seja um lugar onde se tem atendimento psiquiátrico e psicológico gratuito, oferecido pelo SUS, e campanhas sobre saúde mental como o "setembro amarelo", é, infelizmente, um país onde as pessoas desconhecem e demonizam doenças mentais; alegam ser "falta de surra", ou, de "Deus", e ainda rotulam qualquer doença como depressão. Por conseguinte, esses brasileiros acabam negligenciando a própria saúde, uma vez que desconhecem o fato de que qualquer pessoa pode desenvolver um transtorno. o site saúde.com diz que, "todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquicos (...)", essa desinformação demonstra que há uma lacuna presente na educação em saúde do Brasil.
Faz-se mister salientar, que a falta de conhecimento sobre saúde mental leva os brasileiros ao nível máximo de aversão para com o outro nas redes sociais. Diariamente, na internet, são feitos milhares de comentários cruéis e desrespeitosos com quem tem coragem de se expor; como aconteceu com o humorista Whindersson Nunes, que ao revelar sofrer com depressão, foi duramente menosprezando com comentários como "como ele pode ter depressão se é humorista?", ou ainda, "depressão? Ele está rindo! Quer likes!". Segundo William Hazllit, "o preconceito é filho da ignorância", ou seja, o preconceito que não é combatido, gera pessoas ignorantes, mal informadas e sem escrúpulos, que, mais tarde, irão propagar mais preconceito e ignorância.
Dessarte, o Ministério da Saúde, com o apoio do MEC, deve instituir nas escolas, palestras e rodas de conversa, voltadas aos alunos e à comunidade, ministradas por psicólogos, que por meio de uma abordagem dinâmica, discutam sobre saúde mental e doenças mentais, apresentando informações coesas e obras que retratem corretamente os transtornos mentais, a fim de desconstruir e desmistificar os estigmas, informar e incentivar o tratamento psicológico.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada