Sobre esse prisma, é fulcral pontuar que as desigualdades salariais entre homens e mulheres, deriva de uma ideologia machista e patriarcal ainda presente em nossa sociedade. Desse modo, Aristóteles afirma que a mulher deveria ser submissa ao homem e tal submissão é um fator natural do gênero humano, não podendo ser modificada sob pena de alterar-se a natureza. Infelizmente, esse preconceito formulado desde a antiguidade, traz efeitos devastadores hodiernamente, pois as mulheres continuam sendo associadas a um sexo frágil e inferiores aos homens, o que é expresso na diferença salarial. Logo, a desvalorização da mão de obra trabalhistas feminina é um fator que deve ser analisado com mais ênfase pelas entidades governamentais.
Ademais, a displicência estatal é um fator crucial para continuidade dessa problemática. Nesse viés, conforme o artigo 5° da Constituição Federal-promulgada em 1988-todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza. Entretanto, o que foi assegurado na Constituição Cidadã não tem se reverberado com ênfase na prática, tendo em vista a extrema desigualdade salarial em nosso tecido social em decorrência da falta de medidas legislativas e de fiscalizações nas empresas. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura governamental de forma urgente.
Destarte, com intuito de mitigar a desigualdade salarial, necessita-se, urgentemente, que o Governo Federal-como instância máxima da administração executiva- atue em favor da população, por meio da massificação das fiscalizações em empresas e em pequenos empreendimentos para que haja a efetivação do que foi assegurado na Carta Magna, com a finalidade de não hja mais disparidades salariais. Além disso, deve haver criação de leis que possam multar empreendimentos que tenho desproporção dos salários entre homens e mulheres. Dessa maneira, será possível alcançar a Utopia proposta por More.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada