É relevante aborda que um dos trechos mais famoso do filme "O Coringa" é quando ele diz "A pior parte de ter uma doença mental é que as pessoas esperam que você se comporte como se não a tivesse", sob esse aspectos, deve afirma primeiramente, que a ineficiente discussão escolar sobre a preocupante presença de adversidades psicológicas no mundo contemporâneo contribui para a invisibilidade desse sério problema. Os adolescentes (são o grupo mais afetado) estão cada vez se sentindo ansioso e depressivo, a ignorância das pessoas em relação às doenças mentais, como a depressão e a ansiedade, gera malefícios para elas próprias, dificultando a identificação e o tratamento de transtornos sérios, e, também, impondo um retrocesso no desenvolvimento da nação.
Outra dificuldade é toda a pressão vivida, muitas pessoas, seja lá qual a sua idade, sofre pressão em seus ambientes de trabalho, em casa e afins, isso acaba afetando mentalmente e não deixa a pessoa viver, ficando extremamente sufocada e até cometendo sua morte, através de um suicídio. É necessário democratizar informações para que a saúde mental seja prioridade na vida das pessoas, já que, nos piores casos, os transtornos leves podem piorar.
Portanto, cabe ao Ministério da Educação ampliar o debate sobre as doenças mentais e suas causas no cenário federal. Isso pode ser feito por meio da realização de palestras, sob a supervisão de psicólogos, em escolas públicas, que devem explicitar a importância do apoio aos prejudicados mentalmente. Em suma, pode-se concluir que para diminuir o estigma associado a doenças mentais na sociedade brasileira, cabe ao Ministério da Saúde juntamente com projetos sociais e ONGs promoverem palestras e eventos para maiores conhecimentos da população, dessa forma, trazendo um rompimento a esse preocnceito em relação a quem sofre de doenças mentais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada