Por Gabiccd18
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#44237
Por volta do século XV após o sistema econômico da Europa conhecido como feudalismo, entrar em colapso, houve o surgimento do Capitalismo, adotado na maioria dos países do mundo contemporâneo, incluindo o Brasil. Com esse sistema vigente, grandes empresas apostam em diversas maneiras de acumular capital, entre elas, a publicidade infantil. No entanto, esse assunto deve ser discutido, pois trata-se de seres vulneráveis como público-alvo, além de apresentar insuficiência legislativa acerca de tal problemática.
O documentário “O dilema das redes” lançado pela Netflix no ano de 2020, mostra como as grandes empresas utilizam da mídia e de informações pessoais de navegantes, para assim, facilmente faze-los acreditar que necessitam consumir determinado produto para que assim, se tornem realmente felizes. Após tornar-se ciente de tal armadilha, cabe a cada um julgar se realmente necessita usufrui- lo. Porém, quando o público alvo são crianças, tais atitudes direcionadas a elas é bastante preocupante, pois não possuem o mesmo senso crítico necessário para tornar-se um consumidor consciente, e se aprender a viver assim, tornará-se fantoche nas mãos do capitalismo.
Em segunda análise, deve-se ter em mente que há uma insuficiência legislativa a ser apontada, já que apesar de haver grandes discussões acerca desse assunto, é nítido que há um entrave para que, de fato surja uma lei que proíba a publicidade infantil. Como causa, denota-se que manter tal marketing está ligado intrinsecamente ao interesse de multinacionais, empresas e comércios, pois utilizar seres facilmente capazes de ser alienados, aparenta ser o público-alvo perfeito para enriquecer de maneira rápida e simples.
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que medidas sejam tomadas, pois de acordo com Confúcio “não corrigir nossas falhas, é o mesmo que cometer novos erros”. Sendo assim, a Escola, instituição responsável pela primeira formação do indivíduo, deve incentivar os jovens a construírem um senso crítico, através de palestras, para que não se tornem seres alienados pela indústria. Além disso, o Conanda, Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, deve promover mais discussões sobre tal problemática, através de debates com importantes órgãos, a fim de que consiga transformar a pratica de publicidade infantil no Brasil, oficialmente proibida, em lei. Desta forma, o sistema econômico adotado no brasil, desde o século XV, continuaria a cumprir seu papel, mas com alguns limites éticos impostos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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