Deve-se ressaltar que a irresponsabilidade governamental é a maior causa de tantos civis tendo direitos básicos negados. O escândalo mais escandaloso é que nos habituamos a ele, afirmação dita pela filósofa francesa Simone de Beauvoir pode facilmente ser atribuída a falta da cidadania civil no país, já que mais escandaloso que o problema, é o fato da população se habituar com ele, incluindo o governo, que visando setores socioeconômicos com maior visibilidade financeira e eleitoral, acabam esquecendo de áreas com maior marginalização e pobreza, desta forma, pessoas sem o registro civil, são fadadas a viver sem seus direitos básicos de cidadania, sobrevivendo com pouco..
De acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, a região mais afetada pela falta do registro civil é o Sudeste, com cerca de 1,5 milhões de pessoas invisíveis, e a menos afetada é o Norte, com aproximadamente 320 mil, sendo ainda muito impactante, tal fato nos trás a um outro grande problema, a condição de vida precária, decorrente da pobreza em regiões do Brasil, pessoas que crescem sem uma instituição educacional de qualidade, passam sua vida inteira desinformadas e muitas vezes nem sabem sobre seus direitos e a importância do registro civil. Levando em conta o Artigo 6 da constituição Federal, onde cita que todos merecem o direito à saúde, educação, segurança e ao bem estar, essas comunidades acabam por não usufruir de nenhum de seus direitos, por serem excluídas do resto da população.
Conclui-se que grande parte do problema vem diretamente pela forma irresponsável do governo lidar com áreas menos reconhecidas pela sociedade, deve se primeiramente possibilitar saúde e educação a essas áreas, disseminando meios de informações e auto-conscientização dos próprios direitos, construindo projetos, visando diminuir cada vez mais o índice de pessoas sem registro civil no brasil
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada