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Por Cissa1205
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#93231
"Ensaio sobre a cegueira" retrata a invisibilização de certos problemas da sociedade. Na realidade brasileira, a crítica de Saramago é verificada na dificuldade do acesso à cidadania no Brasil, visto que, aproximadamente, 3 milhões de brasileiros vivem sem registro civil. Nesse contexto, percebe-se a consolidação de um grave problema, em virtude da falta de informação e da insuficiência legislativa.
Nesse cenário, primeiramente, tem-se a falta de conhecimento da população sobre seus direitos como um grande empecilho. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Nessa perspectiva, pode-se observar que independente da gratuidade, uma grande parcela da população não tem documentos, visto que não conhecem sua necessidade e disponibilidade.
Além disso, outro fator influenciador é a insuficiência legislativa. Segundo John Locke, "as leis fizeram-se para os homens e não para as leis". Ou seja, ao ser criada uma lei, é preciso que ela seja planejada para melhorar a vida das pessoas. No entanto, na questão do acesso à cidadania, a legislação não tem sido suficiente.
Portanto, cabe a Mídia em parceria com o Estado criar projetos que visem expor a necessidade de realizar seus documentos, por meio de campanhas publicitárias nos canais de abrangência nacional e pelas redes sociais, com a intenção de levar mais informações e salientar dúvidas a respeito das formas e locais para realização, além de disponibilizar canais de comunicação, como o "WhatsApp", com profissionais capacitados para ajudar. Somente assim, será possível resolver tal problema citado por Saramago.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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Por NathyMoura
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#93313
@Cissa1205, Claro :) mas vou corrigir de acordo com o que eu sei, porque também sou aluna
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Por NathyMoura
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#93319
@Cissa1205 Gostei muito do seu texto, você escreve bem e usa conectivos muito bons. Vou te dar umas dicas sobre o que aprendi ao fazer minhas redações

Na sua introdução, você precisa explicar melhor qual será a tese que você irá defender. A tese é tipo uma frase explicando sobre o que você vai falar, dando tipo um esboço dos argumentos.

No desenvolvimento seu texto ficou muito "resumido" os argumentos são bons, mas acho que poderia explicar melhor como eles se encaixam na sociedade e detalhar mais seu ponto de vista.
Uma dica é, você pode escrever 30 linhas no Enem, então aproveite essas 30 linhas pra desenvolver mais. Tente usar 7 linhas pra introdução, 8 pra cada parágrafo de desenvolvimento e 7 pra conclusão.

Na sua conclusão você colocou os 5 elementos, mas tome cuidado, o Estado não é um bom agente, porque ele é muito amplo e tem vários órgãos dentro dele, tente expecificar um que tenha haver com seu texto.
E por fim discorra mais sobre essa sua última frase, que é relacionando ao repertório que você acionou na introdução.

Ademais, seu texto está muito bom e como eu disse, sua linguagem é ótima, mas não ignore o conceçho de um professor, estou quei só pra ajudar e aprender também :D
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