Por Cocisfran
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#84581
A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do País, prevê que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros a inviolabilidade do direito à isonomia. Entretanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a invisibilidade ocasionada pela carência do registro civil, que acomete uma parcela do corpo social. Diante disso, faz-se necessário uma análise dos fatores que favorecem esse quadro e conjecturar formas de transpô-lo.

Em primeiro lugar, a desigualdade social é um dos motivadores desse quadro. Haja vista que para a retirada de documentos não se necessita somente da vontade, obviamente, há despesas com transporte e alimentação, oque acarreta a postergação e, até mesmo, a desistência das pessoas de buscarem seus direitos. dessa maneira, devido à barreira econômica que aflige essa substancial parte da sociedade, a problemática se mantém no País.

Ademais, o panorama também deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o filósofo Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, contudo, isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades, apesar do registro de nascimento ser gratuito no País, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelam que há cerca de 3 milhões de indivíduos sem a documentação. Desse modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.

Portanto, é importante que o Governo Federal, que tem como intuito regrar e organizar a sociedade, amplie as políticas nacionais voltadas ao registro civil e, da mesma maneira, à retirada de todos os documentos civis, através do Ministério da Cidadania. A fim de que as pessoas que por motivos adversos não têm condições de bancar o tramite burocrático sejam amparadas e, assim, percam essa pecha de invisibilidade, garantindo-as benefícios que advêm posteriormente.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
81 Exibições
por Starlet
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
257 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
60 Exibições
por meborges
0 Respostas 
83 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
218 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
203 Exibições
por Mariana06
3 Respostas 
137 Exibições
por Pxvesq

Tendo em vista a imagem ruim do policial perante a[…]

OlrenBeat corrije minha redação pr[…]

Paulo Freire, em seu livro Pedagogia do Oprimido, […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM