Primordialmente, a falta de informação é um fator contribuinte para a persistência desse problema no Brasil. Nesse sentido, essa má informação afeta os indivíduos, pois, eles permaneceram sem tomar as medidas necessárias para conseguir obter o tão importante registro de nascimento, e, consequentemente, não vão ter acesso aos outros documentos necessários para um cidadão, o que de certa forma, os tona invisíveis na sociedade brasileira, e não vão ter acesso a direitos básicos, como os que estão no 6°Art. da constituição federal de 1988, como a educação e a saúde.
Outrossim, a negligência do Estado é outro fator que agrava ainda mais esse empecilho, pois, se o Estado for negligente diante desse problema, as pessoas também serão. De acordo com o IBGE, mais de 2,6 milhões de pessoas em todo o território brasileiro não possuem a certidão de nascimento. Logo, percebe-se o quão alarmante é essa situação, uma vez que afeta muitos indivíduos residentes no território brasileiro. Mediante isso, surge diversos problemas que irá afetar os cidadãos à vida toda, como por exemplo, a falta de acesso à as escolas, sem a certidão de nascimento não se pode obter outros documentos, consequentemente não se pode estudar.
Nesse sentido, observa que esse problema na sociedade brasileira deve acabar. Para tanto, o Ministério da cidadania com o Ministério da Comunicação e o Governo brasileiro, devem promover campanhas através das redes midiáticas com o intuito de incentivar aquelas pessoas que não possuem o registro de nascimento a irem obtê-lo. Além disso, o Governo deve disponibilizar a emissão desse documento de forma gratuita pois, nem todos têm a condição de pagar para emitir esse tão importante documento. Por fim, os cidadãos também devem procurar seus direitos como brasileiros, para assim, eles ficarem devidamente informados sobre tudo o que é de direito deles. Com essas medidas sendo devidamente tomadas, essa realidade brasileira irá mudar, e assim, as massas terão acesso a direitos básicos previstos na constituição de 1988, como a educação.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.