Tendi um número significativo de pessoas essa problemática segue em crescimento, mesmo com medidas para facilitar o acesso a esses documentos, como o registro de nascimento sendo gratuito em todo o Brasil. A exclusão das pessoas sem os seus registros civis é persistente, trazendo consigo a diminuição do valor de um cidadão brasileiro do qual não possui documentação.
Seguindo essa linha, as pessoas sem quaisquer documentos pessoais se consideram inválidadas, levando em conta que seus direitos só serão validados caso tivessem um registro de sua existência comprovada ao governo, assim engajando o pensamento de inexistência e impotência a esses cidadãos, e contribuindo para que essas pessoas acabem por não emitir seus documentos , por não se considerarem pessoas com significância.
A falta de informação e questões culturais são geradores desse problema, pois independentemente de sua cultura, a emissão de deus documentos de identificação é de suma importância pois com o registro de nascimento podem ser retirados todos os demais documentos necessários para disponibilizar os direitos do cidadão brasileiro, como também os deveres. Ressalto também campanhas incentivadoras para a retirada desses tais documentos, evidenciando o descaso governamental para com seus cidadãos.
Os órgãos governamentais deviam promover não só a propagação de campanhas incentivadoras, como também a disseminação da importância dos documentos pessoais nas escolas em palestras, aproveitando de diversos recursos como a mídia, para que não haja exclusão de nenhum cidadão brasileiro que ainda não tenha a posse de sua identificação, explicando devidamente que os documentos de identificação são essenciais para o cidadão brasileiro.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada