Primeiramente, fica notório que uma das consequências desta desigualdade é o analfabetismo. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estática (IBGE) apresenta que mais de 15% da população brasileira é analfabeta. Logo, é possível concluir que o analfabetismo influencia diretamente como um dos principais problemas para o registro civil, visto que, sem saber ler, dificulta a emissão de documentos de registro civil, bem como as formas de comprovação.
Além disso, outro ponto a ser evidenciado é a questão das dificuldades financeiras da classe mais pobre do país. A lei de nº 9.354/97 assegura que é de direito do povo o registro civil gratuito. A viagem de um Leão, um filme indiano, apresenta claramente uma sociedade desigual que, por meio do sistema de castas, ainda persiste as desigualdades sociais onde os de classe mais baixa nem são reconhecidos como cidadão.
Com isso, visto que a desigualdade social está diretamente relacionado com a falta de acesso à cidadania brasileira, urge então a necessidade de investir em mais polos de Centros de Assistência Social (CREAS), por meio do órgão governamental responsável pelo mesmo. Dessa forma será possível combater a invisibilidade que tanto persiste no Brasil, e que os assistentes sociais terão papel fundamental para alcançar a está população mais necessitada.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.