Em primeiro plano, é preciso entender como a baixa qualidade de ensino da leitura no Brasil é um agravante da problemática. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro, 48% da população não possui o hábito de ler. Nesse contexto, a falta de compreensão de texto está entre os motivos que levam as pessoas a não lerem regularmente. Em conseguinte das falhas no sistema educacional brasileiro, muitos não aprenderam a ler corretamente, assim como tiveram pouco incentivo a leitura pela escola e pela família. Visto que o país possui altos níveis de analfabetismo funcional, faz-se necessária a criação de projetos de letramento para reverter essa lamentável situação.
Outrossim, a elitização da leitura é mais um fator que intensifica o problema. Em virtude do pensamento enraizado na sociedade de que o hábito de ler é reservado a elite, a camada mais pobre da sociedade vê-se privada de usufruir dos escritos. Além disso, a proposta da Reforma Tributária, que prevê o fim da isenção de impostos sobre os livros com a justificativa de que "só rico lê", se aprovada, elevará o preço desse produto e o tornará ainda menos acessível. Conforme o Instituto Pró-Livro, 44% das pessoas do país nunca compraram um livro, contudo é imprescindível a realização de medidas que impeçam o aumento desses índices.
Diante dos argumentos apresentados, cabe ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) — responsável pela gestão do sistema educacional brasileiro — a ampliação de redes de bibliotecas públicas para facilitar o acesso aos livros aos mais pobres. Além disso, o MEC deve criar o projeto "Ler: Direito Universal", que, através das escolas, promova grupos e rodas de debates, onde livros serão lidos, discutidos e trocados, com o fito de difundir e aprimorar a leitura, assim como transformar a sociedade brasileira em um povo leitor, como o citado por Antônio Lobo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 195
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 185
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.