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Por oandreboeing
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No livro ''O cemitério dos vivos'', do autor brasileiro Lima Barreto, é relatado o tratamento de pacientes com transtornos mentais em um manicômio e o preconceito sofrido pelos mesmos. Apesar de não existirem mais esses locais, o estigma associado às doenças mentais ainda persiste no Brasil. Logo, fica claro que a problemática está enraizada no país devido não só a negligência do poder público, mas também à falta de atenção e descaso com o assunto nas escolas.
Sob essa perspectiva, faz-se necessário destacar a falta de medidas governamentais para resolver o problema. De acordo com a ''Constituição Cidadã'', de 1988, é dever do governo garantir o direito à saúde. Entretanto, infelizmente essa não é a realidade de muitos brasileiros que sofrem de patologias como, por exemplo, a depressão e transtorno de ansiedade. Assim, é inadimissível que este grupo permaneça desamparado de seus direitos constitucionais.
Ademais, vale ressaltar a falha nas instituições de ensino ao tratar de problemas psicológicos dos estudantes. Na série americana ''Os Treze Porquês'', produzido pela Netflix, a adolescente Hannah Baker procura ajuda com o orientador da escola que desdém e, indiretamente, a leva ao suícidio. Fora da ficção, essa é a realidade vivenciada por muitos alunos que enxergam em seus professores uma última chance e acabam sofrendo ainda mais. Por isso, é inaceitável a irresponsabilidade da escola perante a situação.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para solucionar o impasse. Para combater o estigma associado aos transtornos mentais na sociedade brasileira, urge que o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Saúde, promova, por meio de capacitação de profissionais para o Sistema Único de Saúde e de palestras a respeito do tema em escolas, um programa responsável em atender e acompanhar esta população a fim, também, de diminuir o preconceito acerca da saúde mental dos indivíduos. Somente assim, será possível alcançar a efetividade da Constituição Federal e evitar que casos como o de Hannah permaneçam na sociedade contemporânea.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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