Por Juliasants
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Promulgada pela ONU em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação, saúde e ao bem-estar social. Conquanto, o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira impede que parte da população desfrute desse direito universal na prática. Diante dessa perspectiva, a ineficiência escolar e a baixa atuação familiar são fatores que favorecem esse quadro.
Em primeira análise, a educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido nos jovens, que são submetidos às pressões e exigências ao longo da vida, desde a decisão da profissão que irá exercer ou a responsabilidade em que são colocados, como no trabalho escola ou no ambiente familiar, gerando transtornos psicológicos, frustrações e marcas. Certamente, essa questão precisa ser mudada, uma vez que o âmbito escolar está diretamente ligado à formação de indivíduos.
Faz-se mister, ainda, salientar o distanciamento familiar como impulsionador do problema. De acordo com Zygmunt bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações políticas, sociais e econômicas é a característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. Diante de tal contexto, a interação familiar tem o papel fundamental de observar sinais de transtornos mentais, incentivando o tratamento com psicólogas.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver o problema. Destarte, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com atuantes na área de psicologia, promover maior acesso de conhecimento aos jovens, por meio da criação de programas que incentivem os jovens a procurar ajuda, como palestras, oficinas educativas e jogos escolares, a fim de diminuir as pressões impostas nos jovens. Além disso, cabe às mídias informarem sobre os sinais de transtornos. Assim, o Brasil poderá superar o problema e evitar a liquidez presente nas relações.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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