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Por juliasales11
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#128201
No contexto atual, nota-se que a Inteligência Artificial (IA) toma um importante papel na sociedade. Apesar de existir diversas vantagens no uso da IA, em julho de 2023, a Câmara do Conselho de Ética debateu sobre o uso da imagem da falecida cantora Elis Regina em um comercial da VolksWaggen. Nesse sentido, pode-se destacar dois principais desafios da nova tecnologia: o uso inapropriado da imagem de outras pessoas e as criações feitas por Inteligência Artificial.
Diante desse cenário, a editora Abril, em 2024, excluiu 311 textos do seu acervo por conta do uso de IA para escrevê-los. No momento, não há nenhuma lei proibindo a utilização da tecnologia em textos autorais; todavia, a exclusão foi plausível, já que os textos não foram feitos pelos ditos autores. Esse é um exemplo de como a Inteligência Artificial pode causar dilemas e impactos negativos.
Ademais, uma agência de modelos chamada "The Cluelless" criou uma influenciadora digital usando IA. Apesar de, nesse caso, não ter sido usada a imagem de outra pessoa, pode-se refletir sobre os impactos que a imagem de uma pessoa perfeita, porém falsa, pode causar para a sociedade, ao disseminar ideais de corpo e vida perfeitos.
Portanto, os dilemas que a utilização não-permitida da aparência de indivíduos e a criação de textos e outras obras autorais trazem devem ser solucionados. Logo, é necessário que a Câmara do Conselho de Ética proíba o uso da imagem alheia, sem autorização, pela IA, e o uso da Inteligência Artificial em obras autorais, por meio de projetos de lei, tendo como efeito a solução desses problemas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 100

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por tonis345
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#128682
Olá, juliasales11! Obrigado por enviar sua redação.

De início, posso te aconselhar a organizar melhor suas ideias, argumentos e as informações que você colocará no texto. Evitar que as informações fiquem "jogadas". Para isso, recomendo um bom projeto de texto. O que ajuda muitas pessoas e anotar todos os pontos chaves antes de escrever a redação.

Na introdução, seria melhor você seguir uma linha mais sólida, que garante uma melhor construção do seu texto. Um repertório sociocultural legitimado, produtivo e pertinente é interessante, juntamente com a problematização do tema contextualizado.
Os desenvolvimento 1 e 2 (parágrafo 2 e 3) precisam ser redigidos na ordem que você escolheu apresentar os seus argumentos na introdução - isso ficou um pouco confuso no seu texto. E outro ponto muito importante é: a primeira coisa do seus dois parágrafos de desenvolvimento precisa ser o tópico frasal (que é o resumo da ideia central dos parágrafos de argumentação. É extremamente importante pois garante pontos na competência 3 do ENEM na parte fazer o resumo do seu argumento - ou seja, fazer o tópico frasal). Além disso, faltou uma melhor exploração do problema, trazendo uma inconsistência ao seu texto.
Na conclusão, para que a proposta de intervenção esteja completa, é necessário trazer proposta de intervenção para os dois argumentos e detalhar apenas UM. Não se esqueça de trazes os 5, ou seja, Agente - Ação - Modo/Meio - Finalidade - Detalhamento.

Observa-se que você está no caminho certo! Não desista!

Recomendações que podem te ajudar:
1. Como elaborar cada parte da redação -
2. Desenvolvimento - e
3. Tópico frasal -
4. Minicurso gratuito de redação enem -
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