Avatar do usuário
Por lais458
Quantidade de postagens
#118844
O pensador alemão, Karl Marx, acredita que os indivíduos devem ser analisados conforme o contexto de suas situações sociais, já que produzem suas existências em grupo. Nessa lógica, torna-se pontual compreender que a inserção das cotas como forma de ingresso às universidades públicas colaboram para equalizar o acesso no ensino superior. Com isso, esse processo é marcado e influenciado pela desigualdade social e o preconceito racial enraizado na população que corrobora para a necessidade da existência da do processo de cotas.
Deve-se notar, que a dissemelhança populacional é uma das causas problemáticas do cenário. Segundo o sociólogo Émile Durkheim, a educação é um meio para viver em sociedade, haja vista que se cria uma noção de coletividade. Essa questão é pertinente, uma vez que a diferença social entre pobres e ricos também têm reflexo na educação, pois a educação oferecida pelo Governo às pessoas de baixa renda é, infelizmente, muito precária, concedendo poucas condições para concorrerem com os alunos das instituições privadas. Assim, faz-se necessário a existência das cotas para que um maior contingente populacional possa ser inserido nas universidades.
Outrossim, é importante ressaltar que a injúria racial é outro impasse muito grave no espaço da comunidade contemporânea como reforça o autor alemão. Sob esse viés, desde o século XVI o preconceito está presente na sociedade devido ao sistema de produção escravista. Nessa percepção, esse cenário vem impactando cada dia mais a sociedade, interferindo principalmente na questão educacional devido ao preconceito sofrido pela população negra. Diante desse quadro, as cotas raciais buscam sanar esse problema histórico, proporcionando ao afrodescendente o acesso à educação e a possibilidade de almejar novos postos acadêmicos.
Infere-se, portanto, que os impactos sofridos pelas cotas têm causas bem determinadas que devem ser combatidas quanto antes. A princípio, o Ministério da Educação deve estabelecer como meta intensificar a qualidade do ensino na rede pública, fornecendo melhor qualificação aos professores, com intuito de que atribua o mais adequado ensino aos alunos, a fim de que se finde a diferença entre a escola pública e privada. A outra ação precisa ser fomentada pelo Governo Federal para intensificar o sistema de cotas, aumentando o número estabelecido nas instituições para não haver essa diferença entre o sistema público e privado. Dessa forma, os estudantes ocorreriam de forma equalizada, não tendo um desequilíbrio. Com esses direcionamentos, os indivíduos, como advoga Marx, irão coexistir melhor socialmente com a existência de cotas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Avatar do usuário
Por RayaneSC
Quantidade de postagens
#119048
Olá!
1° Você precisa separar os parágrafos do seu texto, o texto em monobloco pode ser zerado;
2° Legal você ter começado pelo repertório, para deixar ainda melhor aconselho começar "Segundo o pensamento de...";
3° Ao invés de colocar "nessa lógica" eu aconselharia a escrever "sob essa perspectiva" ou algo similar;
4° Que eu tenha conhecimento "Deve-se notar" não é um conectivo, dou-lhe a sugestão de colocar "primeiramente" ao iniciar o seu primeiro desenvolvimento;
5° Na sua conclusão senti falta de um detalhamento mais específico mas ainda sim achei que a proposta foi escrita de forma clara e objetiva.

De modo geral gostei bastante do repertório que você usou e achei seu terceiro parágrafo bem desenvolvido!

Espero ter ajudado!
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#119534
1-desvios gramaticais;
2-há algumas lacunas argumentativas na sua argumentação;
3-a proposta de intervenção ficou incompleta;
4-evite repetir palavras em locais próximos.

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Avatar do usuário
Por Mylike
Tempo de Registro Quantidade de postagens Amigos
#119535
Seu texto ficou muito bom, continue escrevendo para melhorar ainda mais, eu recomendo o estudo dessa playlist para você melhorar a sua escrita! :)

O impossível é somente um limite estabelecido pelas nossas próprias mentes! :)
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
Cotas nas Universidades: Solução ou não?
por lais458    - In: Outros temas
2 Respostas 
538 Exibições
por Felipe082
1 Respostas 
329 Exibições
por Zenebra
1 Respostas 
43 Exibições
por Lyh0610
1 Respostas 
174 Exibições
por Zenebra
0 Respostas 
146 Exibições
por Gabyvital
0 Respostas 
43 Exibições
por Euadry
0 Respostas 
199 Exibições
por Julia154
A Gratuidade das Universidades
por Alisson2207    - In: Outros temas
0 Respostas 
63 Exibições
por Alisson2207
A Gratuidade das Universidades Públicas
por Alisson2207    - In: Outros temas
0 Respostas 
66 Exibições
por Alisson2207
O desmonte das universidades públicas no Brasil
por Ruy88    - In: Outros temas
0 Respostas 
141 Exibições
por Ruy88

Segundo a Constituição Federal de 19[…]

Descaso de uma sociedade

Des de muito tempo, poucas pessoas da sociedade t&[…]

É certo que a tecnologia já faz part[…]

No Brasil a prática da automedicaç&a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM