Em primeira análise, é importante ressaltar que as formas de viver mudaram bastante após os avanços tecnocientíficos que proporcionaram muitos avanços na humanidade. Entretanto, observa-se uma construção de valores como a competitividade o consumismo e o individualismo que, muitas vezes, não são favoráveis à saúde mental das pessoas. Paralelamente, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas sim o bem-estar físico social e mental. Nesse sentido, manter o equilíbrio entre esses fatores têm sido um desafio, uma vez que o cenário vivido exige do indivíduo uma resiliência psicológica em meio as rotinas cansativas. Dessa forma, doenças mentais são cada vez mais constatadas, e mesmo assim o estigma sobre elas permanece.
Em segunda análise, cabe frisar que as pressões sociais são impulsionadoras dessa problemática haja vista que o julgamentos para uma aceitação social são frequentes. Analogamente, conforme sociólogo Zygmunt Baumann, a sociedade está imersa em um mundo onde o individualismo, que corrobora a falta de empatia, é vigente. Nesse viés, a ignorância social e até a falta de importância são verídicas na sociedade devido o estigma em relação aos transtornos mentais se fazer presente. Desse modo, destacam-se os impactos desse impasse social, como o aumento dos casos de ansiedade depressão e suicídio.
Sobe essa ótica, torna-se evidente os desafios enfrentados pelo estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira. Destarte, urge que os poderes públicos da nação, juntamente com o ministério da educação e a mídia, criem campanhas que abordem sobre esse tema, por meio do destino de verbas a esse investimento. Tudo isso ocorrerá com a divulgação midiática dos dados explicativos que mostrarão essa realidade à sociedade bem como os impactos desses transtornos. Essas campanhas também incentivarão as pessoas afetadas a procurarem especialistas na área, para que se concretize a conscientização social e a extinção do estigma associado as doações mentais.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.