Nesse viés, é necessário reconhecer a principal causa dos ataques virtuais: a globalização. De acordo com Steve Jobs, empresário do ramo da informática, a tecnologia move o mundo. Dessa forma, fica claro que o uso das redes sociais e rápido acesso a pessoas de todos os lugares do planeta facilita os insultos eletrônicos, destinados a diversos grupos que já são socialmente vulneráveis. Ademais, um fator determinante para impulsionar a crescente vontade humana de expor comentários sobre a vida alheia é a ausência de medidas que, de fato, criminalizem essa ação.
Além disso, é indispensável destacar os efeitos psicológicos que essa violência pode gerar nas vítimas. Segundo dados do Unicef, um terço dos jovens entrevistados dizem ter sofrido ofensas virtuais e um quinto relata ter deixado de frequentar a escola por esse motivo. Por conseguinte, nota-se como essas “opiniões” podem levar a constrangimentos ou ainda a consequências mais graves como ansiedade, depressão e até mesmo suicídio.
Portanto, percebe-se a importância de delimitar aquilo que é um direito e aquilo que é um crime. Logo, cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação punir aqueles que vejam a convivência nas redes como algo isento de regras, por meio de leis, criadas e desenvolvidas pelo Legislativo, a fim de inibir o aumento de crimes discriminatórios, sejam eles digitais ou não. Consequentemente, haverá respeito às prerrogativas individuais sem detrimento das coletivas.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.