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Por VicaS
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O livro a “Revolução dos Bichos”, de George Orwell, critica sistemas autoritários ao fazer uma alusão na qual os porcos são vistos como detentores do poder, escravizam o restante dos animais da fazenda e retiram deles a oportunidade de se expressarem. Fora da ficção, entretanto, a liberdade constitucional de manifestar-se é defendida de maneira errônea quando, principalmente na internet, o discurso de ódio é disfarçado de opinião e viola os direitos de outros indivíduos. Sendo assim, é importante localizar a origem da intolerância cibernética e o impacto de transpor os limites que separam o ponto de vista pessoal da opressão.

Nesse viés, é necessário reconhecer a principal causa dos ataques virtuais: a globalização. De acordo com Steve Jobs, empresário do ramo da informática, a tecnologia move o mundo. Dessa forma, fica claro que o uso das redes sociais e rápido acesso a pessoas de todos os lugares do planeta facilita os insultos eletrônicos, destinados a diversos grupos que já são socialmente vulneráveis. Ademais, um fator determinante para impulsionar a crescente vontade humana de expor comentários sobre a vida alheia é a ausência de medidas que, de fato, criminalizem essa ação.

Além disso, é indispensável destacar os efeitos psicológicos que essa violência pode gerar nas vítimas. Segundo dados do Unicef, um terço dos jovens entrevistados dizem ter sofrido ofensas virtuais e um quinto relata ter deixado de frequentar a escola por esse motivo. Por conseguinte, nota-se como essas “opiniões” podem levar a constrangimentos ou ainda a consequências mais graves como ansiedade, depressão e até mesmo suicídio.

Portanto, percebe-se a importância de delimitar aquilo que é um direito e aquilo que é um crime. Logo, cabe ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação punir aqueles que vejam a convivência nas redes como algo isento de regras, por meio de leis, criadas e desenvolvidas pelo Legislativo, a fim de inibir o aumento de crimes discriminatórios, sejam eles digitais ou não. Consequentemente, haverá respeito às prerrogativas individuais sem detrimento das coletivas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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