Avatar do usuário
Por isa6649
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#113191
Segundo o Manifesto Comunista do filósofo e sociólogo Karl Marx, mais precisamente na parte sobre alienação, diz que a classe operária não reconhece seu esforço e nem o valor de seu trabalho, assim como as pessoas que não possuem o registro civil. Há muitos desafios para efetivar este documento de extrema importância, que mostra sua visibilidade diante a sociedade.
Conforme a Constituição Federal de 1988, “Todos são iguais perante a lei”, mas quando alguém não tem nenhum arquivo fundamental como a certidão de nascimento, comprovando sua existência, certamente está pessoa não está igual as outras, além de não conseguir usufruir de serviços básicos assegurados pela Carta Magna e é direito de todos. É evidente que o principal fator desse problema é a falta de informação da população, sobretudo a parte mais carente do Brasil, como periferias e o extremo sertão, esses indivíduos na maioria das vezes não foram ensinados ou esclarecidos sobre como obter um registro civil, aliás alguns acreditam que para se ter é preciso pagar uma taxa, ao contrário do que pensam, é totalmente gratuito.
Entretanto, sem essa declaração, reflexamente se tornam invisíveis para o mundo e havendo uma certa marginalização desse grupo, basicamente a dificuldade dos mesmos é a garantia do acesso à cidadania. Visto que ser cidadão é ter direitos, tanto à vida e liberdade, quanto aos direitos civis, desfrutando da saúde, educação, lazer e até de benefícios previdenciários, como programas e auxílios do governo. Logo uma parte da população acaba por ser mais excluída, desse modo seguem sem estudo, emprego, bem-estar e claro, sem o devido papel de cidadão.
De modo a melhorar este impasse, a federação deverá elaborar campanhas, ou, melhor, um mutirão anual para incentivar a população a tirar o registro civil e atualizar suas documentações, assim trazendo a informação para aqueles que não possuem. Não apenas isso, mas também a criação de cartórios em cidades mais afastadas que não tem, ou em lugares que há uma sobrecarga deles. Sendo dever do Estado garantir e fazer a inclusão dessas pessoas na sociedade, para elas conseguirem exercer seu lugar como cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
257 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
60 Exibições
por meborges
0 Respostas 
83 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
218 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
205 Exibições
por Mariana06
3 Respostas 
137 Exibições
por Pxvesq
1 Respostas 
200 Exibições
por mundodesoph

É previsto na Constituição Fe[…]

De acordo com a premissa da Lei LGPD, destaca-se q[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Pessoal

Meu nome é João Lucas Lopes Ferreira[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM