Destarte, no setor bancário isso não foi diferente, com surgimento de novas tecnologias, a exemplo dos smartphones, e o avanço de fenômenos como a desmonetização, isto é, a redução do uso do dinheiro físico em favor de formas alternativas de pagamento, o setor precisou se reinventar, investindo fortemente na área tecno-digital e criando seus próprios aparatos tecnológicos. Dessa forma, têm-se como exemplo no contexto brasileiro a criação do Sistema Instantâneo de Pagamentos (PIX), que criado com o propósito de facilitar os pagamentos eletrônicos é caracterizado pela comodidade, agilidade e economia no serviço.
Ademais, o PIX oferece uma verdadeira “democratização” do acesso aos pagamentos eletrônicos, ao promover um acesso fácil, rápido e gratuito disponível 24 horas por dia em todo território nacional, independentemente de fatores como localização, renda ou agência. No entanto, destaca-se que essa “democratização” não se encontra livre de ameaças e nem em sua plena forma, uma vez que apesar dos altos níveis de segurança e facilidade, o PIX ainda pode ser alvo de golpes cibernéticos e é afetado por fatores como a falta de conexão de parte da população brasileira e a taxa de analfabestismo, que correspondem segundo dados do Instituto Locomotiva, respectivamente, a 15,4% e 6,6% da população brasileira.
Em suma, diante do cenário de integração e avanço tecnológicos, o PIX surge como uma forma de não só adaptar-se aos novos tempos, mas também de promover a democratização do espaço dos pagamentos digitais. Desse modo, é primordial que o Governo Federal, juntamente com o Banco Central adotem medidas para promoção do acesso a internet e da alfabetização, tanto educacional quanto financeira, no país, tais como investimentos na conexão via satélite, lançamento de programas educacionais e divulgação de informações claras e atualizadas aos usuários do sistema PIX.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada