Dessa forma, torna-se evidente que a omissão do sistema educacional cristaliza a influência escolar na mente dos alunos. Isso ocorre porque se observa a deteriorização do papel formador do jovem na escola, visto que a ingerência governamental prevê uma educação que limita a instrução social, de modo que a sociedade não esteja preparada para lhe dar com a ausência de seu documento essencial, como o registro civil. Essa situação encontra forças no ensaio pedagogia do oprimido, cunhado pelo pedagogo brasileiro Paulo Freire, que caracteriza o ambiente escolar como uma ferramenta de opressão que não habilita o sujeito a viver em sociedade.
Além disso, é inegável que a manipulação mediática licença a carência de caminhos para combater tal situação. Isso ocorre porque os veículos de comunicação, pautados em uma perspectiva lucrativa, valorizam o engajamento de seus conteúdos, margionalizando, assim, a abordagem de situações que não evocam a atenção do público, tal como acontece com os problemas sociais sem visibilidade. Dessa maneira, a análise da conjuntura precária que cerca a problemática, é silenciada na mídia por não ser um assunto atrativo e envolva a maioria do público-alvo desses veículos. Essa reflexão encontra forma na afirmação de Zigmut Bauman, "na era da informação, a invisibilidade é equivalente à morte", já que a pouca visibilidade midiática direcionada a essa problemática, leva a falta de conhecimento sobre tal contexto.
É evidente, portanto, a necessidade de medidas que solucionem tal situação. Por isso, o ministério público_órgão responsável pela defesa dos interesses sociais_ deve, por meio da fiscalização a aplicação dos poderes estatais, pressionar o estado no que se refere ao aporte de infraestrutura ao setor que oferece esses documentos. Ademais, as instituições escolares públicas e privadas, por intermédio de palestras, instruir os alunos da importância do documento pessoal, e com isso estimular atitudes compatíveis à construtora de indivíduos sem registro. Assim, o ideal do geógrafo brasileiro Milton Santos será, de fato, uma realidade no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada