• Avatar do usuário
#67097
A Síndrome Global do Capacitismo

No mundo atual doenças mentais são mostradas em redes nacionais, programas, filmes, séries, tudo isso para que o ser humano compreenda a gravidade da situação e se informe. Mesmo assim, isso ainda é um assunto do qual a sociedade fecha seus olhos, vê como uma "frescura", uma "brincadeira", uma forma de chamar a atenção. Um trilhão de dólares é o valor da perda econômica mundial, valor gerado em consequências de transtornos mentais, passando para o Real esse valor se multiplica e se torna incontável, isso prova que as Doenças Mentais, não afeta só a taxa de mortalidade ou alguma porcentagem "insignificante", mas sim a economia global.

Em 2020, na edição anual do programa da Record, A Fazenda, uma das participantes chamada Raíssa Barbosa foi diagnosticado com uma síndrome denominada Borderline, causando episódios de raiva, tristeza, ansiedade e depressão. Esses episódios foram julgados pela população, do qual muitos pediram sua expulsão, outros lhe chamaram de "louca" incluindo colegas de confinamento.

No seriado You, em tradução portuguesa, Você, é apresentado ao público Joe Goldberg, um homem com características de transtorno de personalidade narcisista e transtorno de personalidade antissocial. Na série o personagem mantém obsessão por uma garota, ao longo dos episódios o público entra na cabeça do protagonista e percebe que para cada atitude ele tem uma explicação. Essa série logo entrou entre os assuntos mais comentados do momento, tudo isso porque a população começou a romantizar esse personagem.

Mesmo que seja mostrado ao mundo o que é uma doença mental, as pessoas ainda são leigas perante esse assunto. Porque esse assunto ficou em tabus e escondido por tanto tempo que agora a sociedade está em processo de aprendizagem. Acompanhar casos como esse por meio de mídias não educativas é as escolha inadequada porque pode causar uma educação errada sobre o assunto. Para isso Doenças mentais tem que ser mostradas e ensinadas de forma correta, para não serem julgadas ou romantizadas. Uma palestra ou um programa falando sobre isso, assuntos mantidos em seriedade pode transferir conhecimento, e também a criação de Centros de Atenção para os diversos casos de doenças mentais. Só assim a diminuição do "Estigma Associado ás Doenças Mentais" pode ocorrer, como disse George Bernard Shaw "O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada."
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A importância da vacinação

EmillyySilva , tUDO BEM, mas ficarei super feli[…]

Estudex , Man, poderia detalhar a correç&[…]

O mundo pós-pandemia Observando o cen[…]

Por favor, poderiam corrigir? Grata🤗 eurodrigo […]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM