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Por stephanysant
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#60193
A constituição federal de 1988,documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito a saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto,tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando refere-se ao estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, dificultando assim,a universalização deste direito social tão importante e necessário. Diante dessa pespectiva,faz-se imperiosa a análise dos fatores que desencadeam este quadro.
Em uma primeira análise,deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater o acesso precário e restrito às pessoas que sofrem de transtornos e doenças mentais.Nesse sentindo,a inclusão de tratamentos de qualidade,que seriam indispensáveis para a fluidez de mentes e corpos saudáveis,tornam-se cada vez mais difícies de serem incluídos efetivamente.
Essa conjuntura, seguindo as idéias do filósofo George Shaw,que considera impossível progredir sem mudanças, configura-se como uma violação do "contrato social",já que o Estado não cumpre a função de garantir que todos os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis,como a saúde,o que infelizmente é visto claramente no país.
Conseguinte,é fundamental ressaltar a forte pressão exercida pela mídia como impulsionador ao surgimento de transtornos e doenças mentais graves,como ansiedade e depressão.Diante de tal exposto,é notório que as pessoas sentem-se pressionadas a seguir o padrão estabelecido pela sociedade através,principalmente,das redes sociais.Logo,é inadmissível que esse cenário continue a pendurar.
Conclui-se,então,a necessidade de combater esses obstáculos.Para isso,é imprescindível que o governo brasileiro,por intermédio de chamadas públicas e particulares,inclua profissionais da área da saúde,como psicólogos e psiquiátricos,em hospitais, clínicas e consultórios médicos,a fim de que todos os cidadãos brasileiros desfrutem de tratamentos seguros e eficazes. Assim,se consolidará uma sociedade mais empática e humana,onde o Estado desempenha corretamente o seu "contrato social",fazendo surgir mudanças eficientes,tal como afirma George Shaw.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por camis23
#60208
Olá, stephany, boa-noite! Seu texto está bem construído, mostra a boa compreensão do tema proposto. em relação a competência 1, vale pontuar um erro de próclise no primeiro parágrafo (refere-se fica na verdade se refere, devido à presença do advérbio), a construção desnecessária no primeiro período do primeiro parágrafo (onde "documento jurídico mais importante do país"), a palavra "este" no final do primeiro parágrafo ficaria melhor pôr "esse". Em relação ao texto, seria ideal construí-lo em 4 parágrafos, se não, se torna extenso. Acho necessário aprofundar a argumentação do desenvolvimento 2. Por fim, o parágrafo de intervenção ficaria melhor se tivesse mais um agente interventor, visto que houve detalhamento apenas de um.
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