Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos como "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#57524
Fora da contemporaneidade, o Hospital Barbacena, conhecido como “cidade dos loucos”, retrata um cenário caótico e de banalização no que tange aos transtornos mentais, onde, os indivíduos eram tratados com desprezo e em condições precárias. De maneira análoga, atualmente, o estigma associado às doenças mentais surge nas mesmas conotações do Hospital Barbacena, na qual, observa-se desafios enfrentados pelos indivíduos acometidos por tais condições. Nesse sentido, é mister analisar não só a postura da sociedade mas também a negligência do poder público no referente a tais doenças.
Em primeira análise, é cabível destacar que a postura da sociedade de banalização aos transtornos mentais, é devido o individualismo da sociedade. Sob tal viés, segundo o sociólogo Zigmunt Bauman a respeito dos seus estudos sobre a modernidade líquida, com o avanço da sociedade, o individualismo passa a prevalecer em detrimento da coletividade. Nessa perspectiva, tal postura fomenta o descaso perante as doenças mentais, e assim, acaba não dando a devida importância à doença, agravando ainda mais a problemática.Logo, é nítido que tal comportamento da sociedade contribui para o estigma das doenças mentais.
Ademais, a negligência do poder público em relação à doença reflete o tratamento precário dos sistemas de saúde. Desse modo, de acordo com o filósofo Èmille Durkheim, a sociedade pode ser considerada um organismo vivo na qual seus órgãos podem ser caracterizados por estruturas sociais que devem viver em harmonia. Sob tal ótica, o sistema pode ser considerado como uma dessas estruturas sociais, contudo, o tratamento precário mediante aos transtornos mentais evidencia a negligência do poder e demonstram a falta de preocupação no enfrentamento de tais doenças por ser vista muitas vezes como frescura e sem relevância. Em suma, é inadmissível a aceitação de tal omissão do poder público, fazendo-se assim imprescindível à mudança dessa realidade.
Portanto, são necessárias medidas para mitigar o impasse. Para que possam ser superados os desafios supracitados, urge que o Governo Federal em parceria com o Ministério da Saúde garanta o tratamento adequado aos indivíduos com doenças mentais por meio da criação de hospitais públicos especializados em tais doenças com atendimento gratuito a fim de romper os estigmas associados à doença e evidenciar sua importância. Somente assim, com essa e outras medidas, esse estigma será uma problemática passada da história brasileira e distante da realidade apresentada pelo Hospital Barbacena.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

#57528
D2: * correção do parágrafo: acabou cortando algumas palavras

Sob tal ótica, o sistema...... DE SAÚDE...... pode ser considerado como uma dessas estruturas sociais, contudo, o tratamento precário mediante aos transtornos mentais evidencia a negligência do poder..... PÚBLICO .....e demonstram a falta de preocupação no enfrentamento de tais doenças por ser vista muitas vezes como frescura e sem relevância. Em suma, é inadmissível a aceitação de tal omissão do poder público, fazendo-se assim imprescindível à mudança dessa realidade.

A persistência da violência  na s[…]

A pobreza no Brasil é um fato bem atual , e[…]

Sugiro estudar a estrutura da redaçã[…]

Não pode usar 1ª pessoa na redaç[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM