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Por oandreboeing
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No livro ''O cemitério dos vivos'', do autor brasileiro Lima Barreto, é relatado o tratamento de pacientes com transtornos mentais em um manicômio e o preconceito sofrido pelos mesmos. Apesar de não existirem mais esses locais, o estigma associado às doenças mentais ainda persiste no Brasil. Logo, fica claro que a problemática está enraizada no país devido não só a negligência do poder público, mas também à falta de atenção e descaso com o assunto nas escolas.
Sob essa perspectiva, faz-se necessário destacar a falta de medidas governamentais para resolver o problema. De acordo com a ''Constituição Cidadã'', de 1988, é dever do governo garantir o direito à saúde. Entretanto, infelizmente essa não é a realidade de muitos brasileiros que sofrem de patologias como, por exemplo, a depressão e transtorno de ansiedade. Assim, é inadimissível que este grupo permaneça desamparado de seus direitos constitucionais.
Ademais, vale ressaltar a falha nas instituições de ensino ao tratar de problemas psicológicos dos estudantes. Na série americana ''Os Treze Porquês'', produzido pela Netflix, a adolescente Hannah Baker procura ajuda com o orientador da escola que desdém e, indiretamente, a leva ao suícidio. Fora da ficção, essa é a realidade vivenciada por muitos alunos que enxergam em seus professores uma última chance e acabam sofrendo ainda mais. Por isso, é inaceitável a irresponsabilidade da escola perante a situação.
Portanto, é mister que o Estado tome providências para solucionar o impasse. Para combater o estigma associado aos transtornos mentais na sociedade brasileira, urge que o Governo Federal, em parceria com o Ministério da Saúde, promova, por meio de capacitação de profissionais para o Sistema Único de Saúde e de palestras a respeito do tema em escolas, um programa responsável em atender e acompanhar esta população a fim, também, de diminuir o preconceito acerca da saúde mental dos indivíduos. Somente assim, será possível alcançar a efetividade da Constituição Federal e evitar que casos como o de Hannah permaneçam na sociedade contemporânea.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 180

Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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