Envie sua redação para correção!
Regras do fórum: ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🚫 Postar a mesma redação mais de uma vez = ban (não avisarei mais) 🚫
🚫 Não coloque avisos de "corrijam minha redação" na parte do tema 🚫
  • Avatar do usuário
#52625
É notório que, o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira é uma problemática recorrente em nossa população. Crise de pânico, bipolaridade e depressão são apenas alguns dos exemplos de doenças mentais que assolam nossa comunidade. Dentre os fatores que confirmam essa problemática, temos o suicídio e a frustação profissional.
A série "Os 13 Porquês" da "Netflix", conta o que levou a jovem Hannah a por um fim em sua própria vida. Vítima de bullying, vítima de estupro e vítima de depressão, a jovem buscou ajuda na escola, onde acabou sendo taxada como culpada por tudo que havia lhe acontecido. Sem forças para continuar, Hannah decidiu gravar áudios em fitas cassetes antes de se suicidar, contando quem foram os 13 culpados por sua morte prematura. Mesmo sendo apenas o roteiro de uma série, "Os 13 Porquês", reflete a realidade de muitas pessoas, com ênfase em pessoas do sexo feminino, que, ao procurarem ajuda, têm seus problemas minimizados. As mulheres, assim como retratado na série da "Netflix", são mais afetas pela depressão que os homens, segundo dados obtidos em fevereiro de 2017 pela Organização Mundial da Saúde.
A frustação também é uma das causas das doenças mentais no Brasil. A depressão, por exemplo, gera a falta de vontade para fazer ações do cotidiano, como levantar da cama. Isso acaba sendo refletido no âmbito profissional, causando resultados ruins ou, até mesmo, demissão do trabalho do indivíduo. Exemplo claro dessa problemática são os dados levantados pela OMS em pesquisa de 2017, que revelam que o prejuízo gerado pelas doenças mentais passam dos milhões de dólares.
Diante do exposto, é inegável a afirmação que as doenças mentais causam cicatrizes na sociedade brasileira. Para solucionar tal questão, faz-se necessário que o Governo Federal crie, por meio de um projeto de lei a ser votado no Congresso, uma instituição que visa dar mais atenção às pessoas que sofrem de algum tipo de doença mental, como a depressão, evitando, assim, que histórias como a da personagem Hannah se "Os 13 Porquês" ocorram em nossa nação.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A constituição federal de 1988, docu[…]

Primeiro de tudo, você está indo con[…]

Formas de representar o que se vê e expressa[…]

Estar com o corpo em constante movimento beneficia[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM