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Por EstudMary
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O registro civil é um documento inegavelmente importante a fim de que uma pessoa seja reconhecida como cidadã no Brasil - caso contrário, esta não se integra à massa, portanto, logo é excluída da sociedade, fazendo com que haja ausência da identidade e do sentimento de pertencimento. A emissora brasileira de televisão Record apresentou essa problemática em uma de suas reportagens e, conforme os dados obtidos: há 320 mil pessoas sem registro civil no norte do país; 243 mil no centro-oeste; 828 mil no nordeste; 1,15 milhões no sudeste e 399 mil no sul.
Sem o registro civil, não é possível que outros documentos, como, por exemplo, o cadastro de pessoa física (CPF), sejam retirados. Também não é possível matricular uma criança em uma instituição de ensino, transtorno este que pode levar à evasão escolar; é necessário atentar-se aos dados corretos na emissão do documento, caso contrário, dados incorretos podem acarretar atrasos na vida do cidadão.
Na saga de livros A Rainha Vermelha, a cor do sangue define sua casta social e que trabalhos você exercerá. Nisso, a personagem Mare Barrow teve seu tipo sanguíneo registrado erroneamente e, com isto, perdeu sua identidade, sendo invisibilizada em meio ao corpo social. Tal situação ocorre constantemente ao redor do mundo, dificultando as pessoas acesso a direitos básicos.
Cabe ao governo, então, conscientizar a população a respeito da importância do registro civil através dos meios de comunicação, como rádio, televisão e internet, além do oferecimento de palestras gratuitas em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica e oferecimento de transporte gratuito para ser realizado o deslocamento até pontos onde possa ser feito o registro civil, como, por exemplo, no cartório mais próximo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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