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invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
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No conto o sonho de um homem ridículo de Dostoievski apresenta-se a história de um narrador que sonha com uma sociedade perfeita a qual é marcada pela ausência de mazelas sociais. Fora da ficção, a nação brasileira destoa do enredo supracitado, uma vez que a ausência de registro civil é um empecilho a ser superado. Desta maneira, são vislumbrados o descaso governamental e a banalização e desinformação do problema social aliada a alienação midiática como causas originárias dessa problemática.
É de fulcral atenção o descaso governamental no enlance retratado ao assunto apresentado. Com reverberância, Zigmund Bauman expõe a existência de instituições zumbis em sua teoria que demonstram a ineficácia do governo para o saneamento de dificuldades sociais, logo o poder público torna-se defasado por não garantir a cidadania existencialmente. De forma análoga, a ausência de registro civil perante a população potencializa em consequências desastrosas em um futuro próximo, seja na questão educacional ou econômica, acaba deixando de garantir como um todo a cidadania descrita em lei.
De forma secundária a banalização/desinformação coligada a alienação midiática tem papel decisório no tema. Em ensaio sobre a cegueira de José Saramago existe a exposição de uma sociedade moralmente cega, marcada pelo egoísmo e alheia aos problemas sociais, na questão midiática a escola de Frankfurt em Indústria Cultural demonstra que há uma massificação da população a condutas midiáticas empobrecidas. Nesta perspectiva, tais visões filosóficas são retratadas na realidade, ao ter a cidadania que é um direito constitucional um papel desprezado pela sociedade e pelos meios de comunicação, sem ter a devida atenção.
Destarte, é necessário que o governo por meio de ações de conscientização trabalhe juntamente com os meios de comunicação para o fito de divulgar a importância da garantia de cidadania ao povo. Logo assim, tendo a proximidade com a sociedade citada inicialmente em um contexto geral.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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