• Avatar do usuário
#83241
O governo de Getúlio Vargas, durante o Estado Novo, tinha como objetivo criar uma nova sociedade. Nessa perspectiva, observa-se que na contemporaneidade o mesmo ocorre, uma vez que a garantia do acesso à cidadania se faz presente no Brasil. Sob essa óptica, pode-se afirmar que esta problemática sucede da negligência governamental e da desigualdade social.
Primordialmente, vale ressaltar a ineficácia do governo com o tema apresentado. Desse modo, pode-se trazer ao debate a Constituição de 1988, na qual afirma no seu artigo 1, que "todos os indivíduos são iguais perante a lei", com isso, fica evidente a necessidade desse acesso ao registro civil para os cidadãos do país. Sob essa conjuntura, é notória que mesmo com a implantação de políticas gratuitas para a realização da certidão de nascimento no Brasil, os cidadãos ainda enfrentam um sistema que dificulta a retirada do documento, em razão da manada crescente de pessoas no local disponibilizado e da falta de atendimento adequado.
Ademais, é pertinente salientar a desigualdade social que acontece no Brasil. Nesse viés, a novela da rede globo, "I Love Paraisópolis", retrata esse imbróglio mostrando a divisão social existente entre as pessoas que moram nas periferias e nas grandes cidades. Analogamente, trazendo o cenário fictício para a realidade, percebe-se que a idealização do sistema de cidadania brasileiro não apresenta muita diferença, pois enquanto alguns são privilegiados com acesso de poder pagar um documento pessoal, outros, lamentavelmente, se deparam com a invisibilidade constante ocorrida com boa parte da sociedade.
Sob os argumentos analisados, conclui-se que é necessária a realização de medidas operantes para minimizar a negligência governamental e a desigualdade social. Portanto, cabe ao Poder Legislativo -responsável por elaborar normas- criar leis que assegurem o direito da população ao acesso de cidadania no país, isso deve ocorrer, por meio de melhorias no sistema de registro civil, a fim de proporcionar a documentação primordial na vida de um cidadão. Destarte, o mundo será mais harmonioso, cumprindo com o objetivo de Vargas.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Redação ENEM 2021

chicao KarllaViit EuDavila Eumesmaoxi Ped[…]

Olá, alguém poderia corrigir? 😊 @An[…]

Na novela Avenida Brasil, é visto um exempl[…]

Você poderia dar uma nota para minha reda&cc[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM