• Avatar do usuário
#83143
Bauman defende que "Não são as crises que mudam o mundo, e sim a nossa reação a elas". No entanto, não é possível verificar uma reação interventiva na invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania, que está presente de forma caótica na sociedade brasileira. Dessa forma, percebe-se a configuração de um problema complexo, que se enraíza na má influência midiática e na insuficiência governamental.
Primeiramente, o silenciamento da mídia é uma causa para esse pernicioso cenário. Conforme Pierre Bourdieu "O que foi criado como instrumento de democracia não deve ser convertido em mecanismo de opressão". Nesse sentido, pode-se observar que os grandes veículos de informação não trazem à pauta a invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania e os seus direitos.
Além disso, a insuficiência governamental é outra causa latente da problemática. Nesse viés, John Locke defende que "As leis fizeram-se para os homens e não para leis". Dessa maneira, observa-se a irresponsabilidade do governo na questão da invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania, por meio da legislação eficiente e da fiscalização para que esse direito em prol da segurança da população que sofrem com essa dificuldade.
Portanto, medidas devem ser tomadas. Para isso, o Ministério da Cidadania com apoio do MEC deve criar campanhas nas redes sociais sobre a invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania, a fim de reverter o silenciamento da mídia e promover tal valorização. Tal ação, pode ainda contar com a ajuda do governo. Assim, poderá se consolidar um Brasil melhor.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

A despeito de todo progresso científico e h[…]

O caso da xenófoba no brasil

A xenofobia é um problema não so loc[…]

De acordo com a Declaração Universal[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM