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Na obra "O príncipe" de Nicolau Maquiavel é posta a ideia de que os governantes devem agir em prol de um bem universal. Entretanto, é um pensamento falho, pois no Brasil, mais de 2 milhões de pessoas, segundo o IBGE, são "invisíveis" e não têm acesso ao registro civil, seja por conta da falta de recursos ou do descaso do governo. Dessa maneira, é uma problemática recorrente e deve ser repensada.
Primeiramente, a falta de acesso às secretarias do governo impedem que comunidades de baixa renda registrem suas crianças, muitas vezes com transportes precários ou a ausência destes. Isso interfere na porcentagem de jovens fora das escolas, que, em 2019, já chegou a 38% segundo a FGV, uma vez que, para realizar a matricula escolar, é obrigatório ao menos um documento do aluno.
Além disso, o pouco caso do governo com essas pessoas contribui negativamente para a problemática. Apesar de, em 1997, ter sido aprovada a Lei que tornou gratuito o acesso a certidão de nascimento, os números de pessoas sem registros continuam enormes, o que não permite a realização da carteira de trabalho, dificulta a saída da zona da pobreza e facilita o contato com o crime.
Portanto, para minimizar o problema em questão, cabe ao governo, por meio do ministério da ciência e tecnologia, a criação de um aplicativo de fácil acesso para registro virtual. Também, é dever das prefeituras fornecerem apoio às famílias necessitadas para a efetivação do cadastro. Com isso, a cidadania no Brasil será garantida.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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