Ademais, essas pessoas, em sua grande maioria negras e sem a menor qualidade de vida, são privadas de inúmeros direitos, como carteira de trabalho e título de eleitor, além de estarem sujeitas à criminalidade, fome, desemprego e totalmente a mercê daqueles que as rodeiam. Esse problema, ligado a uma série de outros fatores no nosso pais, se mostra cada vez mais recorrente.
Na Grécia antiga, lugar onde surgiu a democracia, se debatia bastante entre os filósofos o conceito de "cidadão", que era o direito exclusivo ao voto, mas que eram tão somente privados a homens com riquezas e que já faziam parte do conselho democrático. Hoje, mesmo que a qualidade de vida tenha melhorado bastante, deixa a desejar que esses problemas ainda se perpetuam de forma tão recorrente na sociedade.
Assim, se faz necessário companhas politicas que contribuam para o fim desse problema, com leis que ajudam a incluir essas pessoas na sociedade de forma mais eficaz e completa. O apoio dos meios de comunicação como Facebook, WhatsApp e Instagram também seria essencial, já que poderia contribuir para alertar e estimular as pessoas a lutar por seus direitos e uma vida próspera a todos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.