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Por Lacerda2837
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"No que se refere à certidão de nascimento, mostra se um total descaso àqueles que não a possui, já que não são vistos ou aceitos na sociedade como cidadãos brasileiros, ou mesmo um problema a ser combativo com vigor.

Ademais, essas pessoas, em sua grande maioria negras e sem a menor qualidade de vida, são privadas de inúmeros direitos, como carteira de trabalho e título de eleitor, além de estarem sujeitas à criminalidade, fome, desemprego e totalmente a mercê daqueles que as rodeiam. Esse problema, ligado a uma série de outros fatores no nosso pais, se mostra cada vez mais recorrente.

Na Grécia antiga, lugar onde surgiu a democracia, se debatia bastante entre os filósofos o conceito de "cidadão", que era o direito exclusivo ao voto, mas que eram tão somente privados a homens com riquezas e que já faziam parte do conselho democrático. Hoje, mesmo que a qualidade de vida tenha melhorado bastante, deixa a desejar que esses problemas ainda se perpetuam de forma tão recorrente na sociedade.

Assim, se faz necessário companhas politicas que contribuam para o fim desse problema, com leis que ajudam a incluir essas pessoas na sociedade de forma mais eficaz e completa. O apoio dos meios de comunicação como Facebook, WhatsApp e Instagram também seria essencial, já que poderia contribuir para alertar e estimular as pessoas a lutar por seus direitos e uma vida próspera a todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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