A educação é o fator principal no desenvolvimento de um País. Atualmente, ocupando a nona posição na econômia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste e refletido na Invisibilidade e registro civil. Segundo o (IBGE) instituto de geografia e estatística, cerca de 148.000 pessoas que não possui certidão de nascimento. Diante do exposto, fica claro a lenta mudança desse quadro.
Além disso, vele salientar a dificuldade das pessoas moradoras da zona rural para deslocarem até a zona urbana, como dos impulsionadores do Problema. De acordo com Hannah Aredent em "A banalidade do Mal" refletida sobre o processo de massificação de sociedade, o qual firmou indivíduos incapazes de realizar julgamentos morais, tornando-se alienados e aceitando situações sem questionar. Essa perspectiva analisada pela pensadora, simboliza o comportamento da sociedade diante do estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira, já que é justamente a habitualidade frente a questão que a agrava no corpo. Diante de tal contexto, nota-se a carência de investimentos do governo com esse cenário.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um mundo melhor. Dessa maneira, urge que, MEDIDAS ESTRATÉGICAS SÃO NECESSÁRIAS PARA ALTERAR ESSE CENÁRIO. PARA QUE ISSO OCORRA, O MEC EM CONJUNTO COMO MINISTÉRIO DA cidadania, DEVEM DESENVOLVER PALESTRAS EM ESCOLAS, PARA ALUNOS e moradoras da comunidade, através DE ENTREVISTAS com pessoas sem certidão de nascimento, através das redes sociais DOS MINISTÉRIOS, COM O OBJETIVO DE TRAZER MAIS LUCIDEZ SOBRE a Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil E ATINGIR UM PÚBLICO MAIOR. POR FIM, É PRECISO QUE A COMUNIDADE BRASILEIRA OLHE DE FORMA Otimista PARA DIFERENÇA, POIS, COMO CONSTATOU HANNAH ARENDT "A PLURALIDADE É A LEI DA TERRA".
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.