• Avatar do usuário
#82854
A constituição de 1988, defende todos os direitos dos cidadãos. Entra eles, o direito da cidadania. Logo, a invisibilidade para a garantia de acesso à cidadania no Brasil, tem como principais problemáticas a desigualdade social e a invisibilidade dos refugiados. Dessa forma, é necessário apoio governamental.

Entretanto, a garantia de acesso à cidadania no Brasil, ainda é um problema vigente, assim, um dos principais fatores é a desigualdade social visionando financeiramente. Dessa forma, para ilustrar, as obras de Jorge Amado relata o realismo da sociedade brasileira, assim a desigualdade social. Dessa maneira, pessoas não tem acesso à certidão por falta de recursos financeiros, logo, não conseguem arrumar emprego e torna-se limitados aos benefícios sociais.

Outrossim, a fuga dos refugiados para o Brasil é o estopim, pois não tem cartão de cidadania, assim sem visibilidade. Entretanto, é importante ressaltar a crise dos refugiados, pessoas chegaram sem documentos, pois fugiram do país de origem. Desse modo, para reconstruir a vida em um novo local, é preciso identidade e certidão de nascimento. Como são imigrantes e recursos financeiros são escassos, essas pessoas são denominadas um nada sem reconhecimento estatal.

Diante do exposto, o governo deve agir de modo que coloque em prática a lei que tornou gratuito o registro de nascimento, garantindo a visibilidade da população. Além de apoiar os imigrantes que precisam de uma nova chance, dando garantia de novos documentos, para que possam ter os mesmos direitos dos cidadãos registrados. Desse modo, a mídia deve agir de forma que compactue para a efetivação das leis. Por meio de comerciais que mostre a vida de uma pessoa sem cidadania, e por podcasts, uma vez que esse meio de comunicação tornou-se popular na hordienidade. Todavia, para que a taxa de pessoas sem registros diminua. Portanto, os direitos dos cidadãos criado em 1988 será efetivo.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Redação ENEM 2021

Na obra utopia do escritor inglês Thomas Mor[…]

"O mais escandaloso dos escândalos &eac[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM